quinta-feira, novembro 29, 2007

Adivinha

O que é pior que estar com dores de estômago e com desarranjo intestinal?
Estar com estas duas coisas e ter de ir a uma reunião de condomínio que dura 2 horas.

terça-feira, novembro 27, 2007

Todos temos um jardim secreto

I still believe, I still believe
'Cause after all is said and done
I'm still alive
And the boots have come and trampled on me
And I'm still alive
'Cause the sun has kissed me, and caressed me
And I'm strong, and there's a chance
That I will grow, this I know
So I'm still looking for
A petal that isn't torn
A heart that will not harden
A place that I can be born
It’s in my secret garden
A rose without a thorn
A lover without scorn
Somewhere in fountain blue
Lies my secret garden
«M.Ciccone»

segunda-feira, novembro 26, 2007

Sol


Sim, mesmo no centro...

Inocência é não pensar

O mundo não se fez para pensarmos nele
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo.
Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
Se falo na natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama,
Nem sabe porque ama, nem o que é amar...
Amar é a inocência
E toda a inocência é não pensar...

«Alberto Caeiro»

Para quem gosta de piadas secas (eu gosto).

O que é um ponto branco numa esquina?
Uma pipoca prostituta.

Sintonia

O que acontece quando entramos em sintonia? Ficamos sintonizados.

Se...

Se a minha irmã mais velha fosse viva, faria hoje 41 anos. Chamava-se Paula e nem eu nem o meu irmão a chegamos a conhecer porque não chegou a viver 1 ano. Sabemos pelas fotografias (e pelos relatos dos nossos pais) que era um bebé muito atento e adorava tomar banho.

Há dias quentinhos

O dia de ontem foi um dia brilhante. O único plano que tinha era ir ver a actuação de um grupo de Gospel, do qual fazem parte alguns amigos. Foi um bela actuação e um espetáculo com bastante emoção. Quem corre por gosto não cansa e alguns deles estavam com 3 espetáculos de seguida em cima e mesmo assim vibravam como se fosse o primeiro.

Depois quis o dia que fossemos parar a um restaurante maravilhoso com um serviço de primeira e uma comidinha caseira que é indiscritível. Ainda acabei a dar um passeio para "desmoer" junto ao Tejo. O dia foi simplesmente perfeito. Sinto-me agradecido quando tenho dias assim. Venham mais

quinta-feira, novembro 22, 2007

Esta manhã...

Acordei cheio de dores do ioga e do ginásio que fui fazer ontem. Nada indicava que por volta das 19.50h eu iria estar sozinho em casa sozinho prestes a ir fazer o jantar (como tantas outras vezes) e, de repente, dar por mim a pensar «sinto-me bem, sinto-me tão bem aqui comigo». São daqueles momentos que se tem de vez em quando. Estamos sozinhos, mas estamos tão bem acompanhados.

Esta tarde...

Fiz mais um retorno ao local do crime. Desta vez a energia era outra. Não encontrei nenhum dos feiticeiros crueis, apenas os gnomos trabalhadores, sempre com as suas características especiais ao rubro. Foi um bom dia.

Esta noite...

Estive com a Isabel. Foi um belo encontro. Muito belo encontro mesmo. Mas há tanto para dizer quando as pessoas já não se vêem há 9 meses e 22 dias. Mesmo que só se tenham encontrado 1 vez na vida.

Diz-se por aí...

Que a natureza opera sempre pela via mais simples.

terça-feira, novembro 20, 2007

O começo do dia

Hoje eram 8.40 da manhã e lá estava eu a começar o dia com uma aula de Iôga. Fui experimentar. Não correu nada mal, mas cai para o lado quando estava a fazer uma invertida sobre a cabeça. O medo faz destas coisas. Logo à tarde harmonizo os chacras e espero acabar o dia em beleza. Tenho ainda de pensar se continuo o Iôga ou não.

segunda-feira, novembro 19, 2007

Situações que nos vêm à mente

No dia 15 tive um problema de saúde e passei a tarde no hospital. Fui lá para uma consulta e mal sabia que ia ficar a apanhar soro e antibióticos pela veia porque tinha um infecção chata nas vias respiratórias. No meio disto conheci uma senhora, que estava lá com palpitações e problemas de respiração. Era a D. Rosa de Alfama. Uma senhora pequenina de lindos olhos azuis. A grande preocupação dela era que ainda tinha de ir buscar o neto à escola. Não podia ficar ali muito mais tempo a levar soro. Eu segurei-lhe no sumo e nas bolachas para que ela se alimentasse. Falei com ela uma hora ou mais. No fim, como se despachou antes de mim. Agradeceu a gentileza, desejou-me as melhoras e deu-me a morada dela. Disse-me para eu passar por Alfama e comer umas sardinhas com ela.

O que retirei no meio disto tudo é que existem situações adversas, mas no meio das piores coisas existem sempre sinais de coisas que podemos aproveitar, coisas que nos ajudam a crescer, ou coisas que nos ajudam simplesmente a acreditar que existem propósitos. Às vezes penso que as coisas não acontecem por acaso.

domingo, novembro 18, 2007

Elizabeth - The Golden Age

Ao falar deste filme, a primeira coisa que eu tenho a dizer é que eu sei ao que ia. Já tinha lido as críticas e também imaginava que não fosse extraordinário. O que eu queria ver era basicamente um filme de época que, suspeitava eu, tinha um belo guarda roupa e belos cenários. Pois bem. Foi apenas isso que se viu.
.
O filme, para além de falta de rigor histórico, apresenta alguns planos muito bonitos, mas outros que obedecem mais ao discurso televisivo tipo Baywatch, do que ao que se pretendia de um filme que visava retratar o apogeu da rainha Isabel I de Inglaterra. Nem o incrível talento da Cate Blanchet é suficiente para disfarçar as lacunas do argumento e o estilo atabalhoado da narração. Salva-se o guarda roupa.

12/20

ps. Obrigado Bia por leres estes comentários.

quarta-feira, novembro 14, 2007

Questions and answers

Am I the spirit?
Am I my own master?
Please may I have the pure knowledge?
Please may I have my self realisation?
I am the spirit...
I am my own master...

terça-feira, novembro 13, 2007

Estatísticas

Tenho 258 contactos nas minha lista telefónica. 18 são amigos do coração, por outras palavras, 7% da minha telefónica. Fiquei contente com o resultado.

O Passado

Largar o passado não é fingir que ele não aconteceu, não é aniquilá-lo. No fundo é aceitá-lo. Perceber que bom ou mau, ele contribuiu para o que somos hoje. Somos o que o nosso passado fez de nós. Por isso, largar o passado é aceitar essa experiência, agradecer essa experiência. E partir para o futuro sem nada nas mãos. Como podemos agarrar algo quando as nossas mãos já estão ocupadas?

segunda-feira, novembro 12, 2007

Há coisas que me escancaram o sorriso...










O ALEX É UMA DELAS!!!

Frase do Dia

«Tudo o que necessito virá ter comigo na exacta medida do espaço e do tempo.»

O grande mistério por trás de tudo isto é que, muitas vezes, aquilo de que necessitamos não é o que queremos. O caminho da nossa evolução não é sempre pautado por coisas agradáveis, podemos precisar de algo custoso para evoluirmos. Muitas vezes estamos a ter aquilo que necessitamos, quando a vida parece ser mais injusta. É importante perceber tentar perceber para onde nos vai levar esse momento, e qual a sua função.

domingo, novembro 11, 2007

Hoje...

Hoje passei grande parte do dia a estudar. Para que é que estou a escrever isto? Porque não me quero esquecer que hoje fui estudar para aquele café calmo com uma vista linda, onde comi um queijada de leite e vi um veleiro ao longe no rio. Há dicas que tenho de agradecer. E agradecer à vida também, pelo dia de hoje.

Bettye Lavette

Nunca conheci esta senhora mais gorda (nem mais magra). Mas quis o destino que a conhecesse e eu agradeço-lhe. Já não me lembrava de ter ouvido uma voz com tanto soul e blues. Ela consegue uma expressividade assombrosa. A senhora já tem 61 anos e recuperou a sua carreira ao fim de anos e anos no esquecimento. Ainda bem que não foi apenas Lázaro que voltou dos mortos. É um grande CD.

sábado, novembro 10, 2007

Estranha em mim

E foi mais um filme. O cinema é uma paixão na minha vida e tenho tido a sorte de gostar dos últimos filmes que vi. tem sido uma série muito boa. Sexta foi a vez de Estranha em Mim, com um belo retorno da Jodie Foster. Achei o filme um objecto belíssimo (ao contrário da maioria dos críticos americanos), o Neil Jordan tem-me habituado a este tipo de sentimento pela sua obra. Não sei se pense no filme como um drama de sobrevivência, um drama de perda, ou um objecto filosófico.
.
O que acontece a uma pessoa ao ser tocada pela perda do que mais precioso tem na vida? O que acontece a uma pessoa ao ser privada do seu futuro e da ideia que tinha de si mesma? Será que há buracos dentro de nós que são tão poderosos que nada, jamais, os conseguirá preencher? Um casal prestes a casar é atacado por um gang. Ele morre, ela sobrevive depois de uma temporada em coma. A cidade é Nova Iorque e, para alguém, nunca mais será a mesma.

16/20

sexta-feira, novembro 09, 2007

Joe Henry - Civilians

Parece que tenho um novo CD favorito. Este Civilians do Joe Henry vai ser a banda sonora do meu Outono. É um CD intimista entre o blues e o country alternativo, um pouco ao estilo do Tom Waits. As letras são de uma grande sensibilidade e quase que nos embalam num ritmo que nos deixa quentinhos. Diria que é ideal para Novembro e Dezembro.

Trívia: O Joe Henry é casado há 22 anos com a irmã mais nova da Madonna e viveu 2 anos em Portugal. Consta que a Madonna é viciada na feijoada trasmontana que a irmã aprendeu a fazer cá pelas nossas terras.

Conhecem a insónia?

Se conhecem a insónia, convidem-na para um café e espetem-lhe com um valium lá dentro. Eu esqueci-me e agora tenho de estar a levar com ela.

Era uma vez...

Era uma vez a Estela. A Estela conheceu a Mara. Um amor que veio de dentro para fora. Quando o que cada pessoa quer ouvir encaixa com que outra pessoa tem para dizer, dá-se uma explosão. Iniciou-se uma paixão mais veloz que o vento, mais rápida que um raio. Choques meteóricos e relâmpagos incandescentes cruzaram os céus no dia em que trocaram o primeiro beijo. Um dia, talvez erradamente, ambas acharam que não mais faziam a outra sentir estrelas. E foi assim que deixaram as estrelas cair do seu céu. Um céu sem estrelas. A Estela e a Mara ficaram sem luz no céu conjunto que partilhavam. Mas se elas pensarem bem, não têm razão para ficar tristes. Às vezes há fenómenos a que se chamam efemérides. São coisas muito especiais, que têm poucas probabilidades de acontecer, mas que acontecem numa dada altura por um motivo muito forte.
.
A meu ver, a Estela e a Mara são como duas estrelas. A estrela do norte e a estrela do sul. Por alguma razão cósmica elas encontraram-se para desempenhar uma função muito importante na vida da outra, mesmo não sendo para sempre. E apesar de ambas não terem conseguido viver no pólo oposto do qual faziam sentido, tenho a certeza de que as duas, cada uma em seu pólo, vão poder e querer continuar a brilhar para a outra. A vida de cada uma mudou por influência da outra. Isso nunca poderá ser apagado.

quinta-feira, novembro 08, 2007

Este Natal...

Está quase aí o Natal. Não vai ser o que eu imaginava. Mas vai ser um bom Natal. Este ano vou salvar o Natal. Há qualquer coisa que me faz ter luz em casa. Há qualquer coisa que me move. Como quando algo acorda dentro de nós e já não pode ser ignorado. Pois bem, este Natal a casa irá estar cheia... de Natal.

Dia 8 de Novembro e o pullover quentinho

Hoje vesti um pullover quentinho. Assumi o tempo de Novembro. Às vezes é uma forma de nos fazermos felizes. Vestir um pullover quentinho é quanto basta.

terça-feira, novembro 06, 2007

Música, eu nasci prá músicaaaaaa...

Eu devia ter vergonha, mas digamos que fiz uma pequena estravagância. Adquiri 20 Cds no espaço de dois dias. Agora é arranjar tempo para os ouvir. Lá vai tudo disparado para o mp3 (à vez, é claro).

O homem da minha vida

Pois é, cada vez mais me convenço disso, acho que encontrei o homem da minha vida. Estou completamente apaixonado. Tem 9 meses e chama-se Alexaaaaaaaaaaaaaaandre. Yeaps, é o meu afilhado. Não resisto a sorrir sempre que olho para o telemóvel e lá está ele no wallpaper com o seu chapeuzito e sorriso lindo. Penso nele e dá-me vontade de sorrir. É incrível a disponibilidade e a felicidade que estes 'macaquitos' conseguem trazer às nossas vidas. E há que aproveitar este período tão engraçado da vida dele em que está a descobrir tudo (e começa a destruir também). Ainda no outro dia ele nasceu, está aqui tem 1 ano.

segunda-feira, novembro 05, 2007

Ao começar a semana de trabalho...


Só peço que todos os santos ajudem!!

Frase do dia

«As mentes são como os pára-quedas, só funcionam se estiverem abertas»

As pedras são só pedras

Li hoje quase duas páginas do livro de um poeta místico,
e ri como quem tem chorado muito.
Os poetas místicos são filósofos doentes,
e os filósofos são homens doidos.
Porque os poetas místicos dizem que as flores sentem
e dizem que as pedras têm alma
e que os rios têm êxtases ao luar.
Mas as flores, se sentissem, não eram flores, eram gente;
E se as pedras tivessem alma, eram coisas vivas, não eram pedras;
E se os rios tivessem êxtases ao luar,
os rios seriam homens doentes.
É preciso não saber o que são flores e pedras e rios
para falar dos sentimentos deles.
Falar da alma das pedras, das flores, dos rios,
É falar de si próprio e dos seus falsos pensamentos.
Graças a Deus que as pedras são só pedras.

Alberto Caeiro

domingo, novembro 04, 2007

Poderá ser amor?

E hoje lá fui ver o quarto filme em quatro dias. Gostei bastante. É uma comédia romântica. O que fazer quando se pensa que se gosta de alguém e tudo corre mal desde o início? Bem, este é o problema do personagem principal e ele vai ter de encontrar a sua resposta ao longo do filme.

16/20

sábado, novembro 03, 2007

Se é assim, é porque assim é...

Se eu pudesse trincar a terra toda
e sentir-lhe um paladar,
e se a terra fosse uma coisa para trincar,
seria mais feliz um momento...
Mas eu nem sempre quero ser feliz.
É preciso ser de vez em quando infeliz
para se poder ser natural...
Nem tudo é dias de sol,
E a chuva, quando falta muito, pede-se.
Por isso tomo a infelicidade com a felicidade,
naturalmente, como quem não estranha
que haja montanhas e planícies
e que haja rochedos e erva...
O que é preciso é ser-se natural e calmo
na felicidade ou na infelicidade,
sentir como quem olha,
pensar como quem anda,
e quando se vai morrer, lembrar-se de que o dia morre,
e que o poente é belo e é bela a noite que fica...
E que se assim é, é porque é assim.

Alberto Caeiro

Sahaja Yôga

Ontem iniciei aulas de sahaja yôga que é um método de meditação que procura o despertar que pode ocorrer em cada ser humano. Através deste processo de transformação interior (que nos torna mais morais, unidos, integrados e equilibrados), podemos sentir a energia a subir como uma brisa fresca.

De facto, a brisa fresca sente-se. Descreveria a sensação como se fossemos tomados pela frescura do mentol.

Segundo esta corrente, nós não somos apenas corpo, mente, ego, intelecto, condicionantes e emoções. Somos espírito. O espírito é a fonte do verdadeiro conhecimento, paz e alegria. Necessita ser acordado. Shri Mataji, a grande mentora da disciplina iniciou "o despertar", para que a humanidade encontre aquilo que é seu por direito. Por isso a aprendizagem das técnicas são gratuitas, pois a experiência essencial deve ser de todos. Quem sabe, tem o dever de ensinar os outros a reclamar aquilo que já é seu por direito e que, embora latente, têm dentro de si. A experiência foi boa.

Ao anoitecer

Mais uma vez estou sem palavras para descrever este filme. É um filme triste, diria que profundamente triste. Uma mulher encontra-se à beira da morte quando entre delírio e restrospectiva, revela às filhas o amor que nunca esqueceu. O filme é triste por isso mesmo, por vermos alguém no fim da vida a ver que esta lhe passou ao lado. Tantas personagens deste filme cometeram erros. Mas no meio dos erros alguns conformaram-se e outros conseguiram, mesmo assim, ter uma vida cheia... sem contudo terem percebido que a tiveram. Não é triste?

17/20

sexta-feira, novembro 02, 2007

Bip...Bip...

Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip…Bip...Bip... Sim, há aqui vida.

Azar do Caraças

Antes de mais... NÃO PERCAM ESTE FILME!! É uma comédia brilhante, muito inteligente e com humor bem feito. Saimos de lá com a cara dorida de estar sempre a rir. As traduções portuguesas são uma treta e o filme teve o azar de ter um nome do caraças. Mas não é uma comédia de adolescentes. Trata questões sérias dos relacionamentos e do assumir da vida adulta. Tudo isto com um humor incrível. Acho que deverá ser a melhor comédia do ano.

17/20

Outra Margem

Não sei muito bem o que escrever sobre este filme. Para quem não sabe do que se trata, é a história de um travesty que perde a vontade de viver e depois de tentar o suicídio volta à terra do interior onde nasceu e entra em contacto com o sobrinho que nunca conheceu, que tem 17 anos e o Síndrome de Down. O filme não é espectacular do ponto de vista da cenografia, mas é muito bom do ponto de vista do argumento e dos actores. A mensagem e belíssima e faz-nos pensar muito. Mais uma vez, a felicidade está dentro de nós. E a força de viver nem sempre está nos mais fortes e mais adaptados. É preciso perceber que existem outros códigos para lá das coisas socialmente aceites e das regras e costumes socialmente vigentes. Nada é normal e tudo na vida é uma descoberta e uma nova etapa.

17/20