segunda-feira, julho 05, 2021

As leis não protegem de tudo

Quando o deputado Ricardo Rodrigues "desviou" os gravadores dos jornalistas que o entrevistavam, fez-se uma lei que proíbe os deputados "desviar" gravadores aos jornalistas. Ou seja, o Estado resolve com mais regulação aquilo que provém do carácter. Como podemos nós impedir que pessoas de fraco calibre humano e moral cheguem ao Parlamento?

Isto traz-me, claro, ao caso Eduardo Cabrita que não tem padrão moral ou competência. O que o aguenta ali? Apenas teimosia e amiguismo. Ser do círculo próximo de um primeiro ministro não deveria ser garante de nada, a menos que ele fosse efetivamente competente.  

Há anos atrás o Ministério das Finanças multou o Ministério das Finanças. Na altura parte da administração pública ficou em choque, parecia um erro ou excesso de zelo. Não foi. Aquilo foi - sim - serviço público, se outros dirigentes do próprio ministério não cumprem as regras que são para todos, têm de ser punidos. Mas vivemos tempos estranhos em que as coisas certas são as que parecem extemporâneas. 

Um remodelação dos ministros prevaricadores vinha bem a calhar. O António Costa não devia ser tão teimoso porque há um país a governar. Esse devia ser o móbil principal.


Sem comentários: