sexta-feira, julho 04, 2008

Sabedoria

Aprender. Nunca paramos de aprender. Às vezes tropeço porque de repente apercebo-me que sei mais do que uma larga quantidade de pessoas à minha volta, fico confiante. Mas é esta sensação é uma espécie de 'ouro dos tolos' porque mesmo percebendo que sei mais, sei muito pouco. O que é que sabe alguém a meio dos 30? Mesmo vivendo muitos e muitos anos e por mais conhecimento que eu tenha adquirido até à altura da minha morte, mesmo assim vou ter aprendido muito pouco de tudo o que há para saber. Volto a concentrar-me numa palavra, humildade. É esta consciência perante tudo o que há para saber que nos faz ser realmente atentos, que nos faz ser realmente sábios. O que me devo lembrar todos os dias é «eu sei tão pouco, por isso tenho de ser muito atento para optimizar os meus recursos». Sabedoria, não é saber tudo, é saber estar, saber ser e saber viver.

Sem comentários: