quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Coisas de família

A família é, talvez, um dos dados mais adquiridos que temos. Nós nascemos e ela está lá: pais, avós, tios, irmãos, etc. Tenho uma família enorme, mas não somos dados uns aos outros. Não somos um clã como eu gostaria, mas antes um conjunto de pequenos núcleos que se encontra em casamentos e funerais. Por isso, acabo por radicar na família próxima. Mas mesmo na família próxima as coisas nem sempre são simples. A ligação aos pais é sempre mais fácil de manter, mas com os irmãos pode ser mais problemática. As vidas que vivemos podem acabar por distanciar-nos. Escolas diferentes, grupos de amigos diferentes, gostos diferentes, acabam por construir um estilo de vida diferente para cada um, o que pode gerar incompatibilidades de convivência.

Acho que isso aconteceu um pouco entre mim e o meu irmão mais velho. Não há dúvidas sobre o que gostamos um do outro, mas por sermos tão diferentes, pensámos sempre que o outro ia achar uma seca estar a fazer alguma coisa connosco. Acabámos por nos acomodar e a deixar que esse 'fosso diferencial' se fosse adensando. Às vezes existem pontos de contacto que podem ser aproveitados para uma base de construção. É isso que quero fazer agora. O meu irmão formou a família dele, eu estou a formar a minha. Temos isso em comum. E há um núcleo maior onde as duas devem ser incluídas e onde ambos somos partes imprescindíveis. De repente, o meu irmão vê-se metido na minha vida e percebe que afinal eu também posso estar na dele. É um novo começo.

Sem comentários: