quinta-feira, agosto 06, 2020

O novo CD da Taylor Swift

Não sendo de todo uma artista da minha predilecção, a Taylor Swift já me tinha oferecido dois "guilty pleasures". Talvez um dos meus grandes problemas com ela, para além de não ser grade fã de country e de adolescentes românticas/ressabiadas, era a ligação demasiado evidente ao mediatismo. A música era veículo de respostas a terceiros e dos seus casos de vida. 

Este último álbum «Folklore» surpreendeu-me brutalmente. É simplesmente sobre música e sobre contar histórias, o que ela faz com uma competência e delicadeza impressionantes. Não sendo uma cantora com uma voz grande, mostra aqui a grandeza da sua através da utilização de todos os matizes e texturas que possui. A expressão das emoções de cada letra é convincente ao limite. Ela é a pessoa de cada história ou o narrador de cada história e nós acreditamos que sim. 

Este novo som pode ser algo estranho para ela, mas não será estranho se pensarmos que teve a alma dos The National por trás da produção do álbum e composição conjunta da maioria das canções. É puro, etéreo, melancólico, reflexivo, mas também esperançoso. É sobretudo subtil.

Esta álbum é lindo e oiço-o de fio a pavio. Muitas vezes. É o álbum de uma cantora que observa o mundo. Uma mulher adulta. Não sei que será a vida dela depois disto, mas no momento deu-me um dos melhores álbuns de 2020. E estou-lhe muito grato.

Abaixo a história de um triângulo amoroso visto pela perspectiva de cada vértice. A pureza e incerteza do amor adolescente, sem vinganças, sem ginásticas. Apenas uma história.


Sem comentários: