segunda-feira, junho 14, 2021

Ouvi uma coisa que me arrepiou

Por causa da quantidade de casos de bullying que vai acontecendo um pouco por todo lado (o que não é nada de novo, eu próprio sofri esses abusos na escola, mas no meu tempo não tinha um nome e os média não prestavam atenção a isso) um senhor e uma senhora - na fila da farmácia - chegaram à conclusão de que o Salazar devia voltar como resposta. Isto é arrepiante e mostra o nível de ignorância e falta de capacidade de raciocínio de grande parte do nosso povo. Os meus pais e avós viveram os anos da ditadura e não era nada bonito ou bom. É interessante ouvir estas frases de quem não viveu esse tempo ou dele tem memória. 

O autoritarismo não traz nada de bom, o que somos hoje tem muito a ver com os anos de ditadura e subjugação das mentes. A massa é em grande parte bruta e/ou oportunista, os nossos políticos são uma lástima e não há sociedade civil com capacidade para impor restrições. Estamos condenados a ser uma república das bananas ou subjugados. Ainda assim, prefiro estar numa república de bananas onde posso existir de forma livre. 

Não deixa de doer, apesar de tudo, ver tanta gente incompetente e/ou indecente nos lugares que podem mudar o caminho da nação. Há gente de valor, claro, mas a luta seria tão dura que preferem manter a distância da política e da governação. Carreiristas, oportunistas e cultivadores de egos são a maioria dos sentados no parlamento. À esquerda e à direita. Estamos, como diria o meu irmão para bom entendedor, fecundados

2 comentários:

Francisco disse...

Acredito que quando os mais velhotes falam em Salazar, falam do Período onde havia menos Liberdade é certo, mas que as pessoas eram mais felizes. Nos dias de hoje, tens muita gente sem formação e nem sequer conseguem manter a palavra. Já Há muita Liberdade, onde tudo são Direitos para o Nosso Umbigo e Deveres e Obrigações para os outros e já nem falo na ladroagem à descarada da Esquerda. Por pena de muitos Esquerdistas não podem dizer que Salazar roubou ou desviou um escudo/tostão

silvestre disse...

A questão é que as pessoas não eram mais felizes, não fazes ideia dos abusos que se passavam e do que era a PIDE. Basta falar com alguém com mais de 60 anos. O que se pode dizer é que havia mais respeito, a minha mãe com 79 anos refere isso, mas também não era verdadeiro, era um respeito baseado no medo e não na consciência do bem e do mal. E isso viu-se no final da ditadura, mostrou-se as verdadeiras cores do "povo". Em 1974 a camada de ignorantes e de chico-espertos era imensa.

Ninguém pode dizer que o Salazar roubou dinheiro, mas roubou-nos o desenvolvimento, reduziu a escolaridade obrigatória para 2 anos, pois era mais fácil controlar um povo ignorante e analfabeto. E a natureza humana é animal por base e sem humanidade, humanismo ou civismo, não há real progresso.

E direi até que a voz me doa, essa coisa da Esquerda e Direita é conversa de comunista. Hoje em dia não se aplica mais, serve apenas para manipular opiniões. Não vejo nada de bom a acontecer nas sociedades ocidentais, tanta coisa de grande gravidade a passar-se o controlo do mundo pelas grandes tecnológicas, por exemplo, as pessoas distraídas com a treta da esquerda e da direita. Já fomos.