sexta-feira, julho 15, 2022

As boas pessoas podem ser manipuladoras?

Podem sim. A questão é saber defendermo-nos disso. Quando uma pessoa é objetivamente má é mais fácil termos as "antenas" em funcionamento, mas quando a pessoa é querida, fofa... é mais complicado. 

Li hoje um artigo bastante interessante sobre manipulação exercida por pessoas que não têm má índole, mas que mesmo assim podem infligir danos complicados no outro e na sua forma de ser e de estar.

Eu tenho a tendência para atrair manipuladores e ainda não percebi bem porquê. Pessoas que são boas, mas que têm um "lado B". O meu problema é quando o manipulador é alguém que eu gosto muito, aí estou efetivamente desprotegido (porque eu e os meus afetos somos uma desgraça) acabo por perdoar tudo vezes demais ou sofrer algum gaslighting.

Será que nunca poderemos ter uma relação com alguém que é manipulador ou apenas temos de saber lidar com as suas manipulações? Penso que ultimamente estou mais preparado para isso, para não ceder.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não há bela sem senão...portanto...parece-me ser natural a manipulação...que já vem no chip das pessoas, sejam elas boas ou más, ou melhor, da própria educação que as autoridades nos impõem (sejam pais ou educadores)...muitas das vezes uma manipulação fácil...e que pode ser desmedida também. Creio que as DR's (Discussão de Relação) são essenciais para balizar as fronteiras da relação que temos...um dramatismo que salga a vida. Mas não ser ruim...como diz o nuestro hermano jesuíta, Baltasar de Gracián: "Infeliz eminência para quem se esforça a ter ruindade!" (aforismo 16.º). Noutro aforismo (62.º), refere: "Querem alguns destacar-se pelo extremo da sua subtileza em ruindade dos instrumentos: perigosa satisfação, merecedora de um fatal castigo."...Portanto, Silvestre, se forem ruins contigo, só tem de os castigar, se for com uma chibata...não te hás de importar...Ass.: Talos de Minete