sábado, setembro 02, 2023

José Sousa Campos

O Zeca foi um dos meus mais antigo amigos do Facebook. Tinha mais 16 anos que eu. Quando iniciamos o nosso contacto ele já era um senhor aos meus olhos. Adora arte, nas sua mais variadas formas, e por isso tinha uma empresa de produção de eventos. 

Amava o teatro, amava a sua mãe (que morreu talvez um ano antes que ele), amava uma boa conversa, pessoas com criatividade e pessoas que olhavam para o mundo com olhos diferentes (onde ele me incluiu). 

Durante anos fomos tendo conversas sobre arte, sobre fotografia (ele gostava muito da forma como eu fotografava e era fotografado) e era uma convivência boa. Ele a viver em São Paulo onde me convidou para ir várias vezes e eu protelei sempre, porque havia locais mais baratos, locais mais perto. 

O Zeca apanhou COVID em setembro de 2021. Mas disse que estava bem e que estava em isolamento. Dei os parabéns ao Zeca a 29 de Dezembro por Facebook, no mural. Em 2022 veio um ano muito atribulado na minha vida, e eu nem dei conta que o Zeca não respondeu, como sempre fazia. 

Há dois dias atrás lembrei-me do Zeca, que não lia nada dele há muito tempo. Fui ao perfil dele e vi que agora era um memorial. Foi um choque tremendo, mas pior foi ver que o Zeca morreu em Outubro de 2021. Demorei quase dois anos para perceber. Fiquei a sentir-me muito triste, culpado, impotente por não ter tido uma última conversa com ele, sobre teatro, sobre novelas, sobre atores. 

Quando a nossa vida aperta, vemos apenas o que está no nosso caminho, no nosso contexto, no nosso ambiente, e cegamos a tudo o que está fora desse círculo. Não me vou autoflagelar, mas é importante que aprenda desta história que devia ter ido a São Paulo e que um lugar onde temos gente que gosta de nós nunca é longe. A amizade de rede social é uma amizade também. 

2023 tem sido um ano de regeneração para mim, voltei a ser ou estar muito próximo da pessoa que era -antes de algumas experiências menos boas - e Zeca, prometo-te isto: vou continuar a vida e ser o portuga curioso e de coração aberto que de alguma forma cativou a tua gentileza. E faço votos de tratar o meu semelhante, assim seja um bom ser humano, com o mesmo respeito e carinho que tu.

Espero que o universo traga ao meu contacto mais gente com o coração no sítio certo e tu, onde quer que estejas, espero que estejas feliz. Um grande abraço! 

PS: O sacana do Bolsonaro caiu!

Sem comentários: