quarta-feira, setembro 26, 2007

O cão e o lobo

Um grupo de cientistas domesticou uma matilha de lobos. Criou-os de nascençae comparou com uma matilha de cães. Chegaram à conclusão de que o cão é tem capacidades de comunicação que já estão inscritas nos seus genes. O cão procura indicações no comportamento humano e segue as indicações dos humanos para resolver problemas. O lobo não liga às indicações dos humanos e tenta resolver o problema sozinho. Quando o problema não é solucionável por si mesmo o lobo fica agitado. O cão depois de algumas tentativas, tenta apoio junto do humano para que ele lhe resolva o problema.

Percebeu-se que a natureza selvagem do cão foi apagada dos seus genes, e mesmo quando o cão é deixado em estado selvagem, ele procura sempre uma mão amiga ou um humano em que possa confiar.

Para além disto o cão comunica. Embora sejamos incapazes de perceber o que ele diz. Foram gravadas as vozes dos cães de múltiplas raças e eles reproduzem os mesmos sons para a mesma situação.

O cão, se bem educado e acarinhado é mesmo o melhor amigo do homem. E até a minha tia de 83 anos que já está com esclerose avançada me disse um dia destes «gostava tanto de ter um cãozinho». No fundo acho que ela sabe que teria sempre alguém para amá-la e fazer-lhe companhia

Sem comentários: