segunda-feira, maio 26, 2008

Irina Palm

Até onde vai o nosso amor por alguém? Muitos pais dizem que são capazes de fazer tudo pelos filhos, mas chegada a hora da verdade? Irina Palm é um filme sobre uma mulher que sempre foi doméstica, que vive numa aldeia nos arredores de Londres, que tem uma vida calma e desinteressante, mas que ama os seus familiares.

Perante a doença terminal do neto, depois de vendidos os bens que possuia para pagar cada tratamento que não resulta, e perante a possibilidade de um tratamento revolucionário no estrangeiro resolve ir trabalhar. Não tem qualificações, não tem experiência para lá de ser mãe e esposa. Tem demasiada idade.

Um acaso do destino leva-a a uma casa de prostituição onde descobre um talento do qual nunca tinha supeitado. A vergonha e o desconforto são imensos, a recompensa monetária é imensa, o amor pelo neto é maior.

Ao contrário do que se poderia pensar, o filme não é um dramalhão completo. É ternurento, tem uma heroína improvável e acaba por ter laivos de comédia com situações verdadeiramente hilariantes. Mas o filme vai mais longe do que isso, constituindo-se como uma crítica aos estereótipos e às hipocrisias da nossa sociedade. Nem tudo o que parece é, e quem disse que se consegue consporcar aquilo que é puro?

17/20

Sem comentários: