sexta-feira, janeiro 07, 2011

Acredito...

...que temos uma missão energética neste planeta. Tudo é energia, nós somos energia e a energia flui, organiza-se, dispersa-se. Acredito também que tude tende para um equilíbrio. O universo (o ponto máximo de visualização energética que a minha consciência me permite compreender) estará sempre em equilíbrio. Às vezes é difícil acreditar nisso pelas convulsões que presenciamos (e sofremos). Não obstante, pensemos num equilibrista, não anda ele aos abanões até que consiga estabilizar a sua posição, na grande maioria das vezes? Acho que assim acontece connosco. Andamos aos abanões... e sentimo-nos infelizes, perdidos, sem referências. Eu tenho-me sentido assim muitas vezes. Tenho-me sentido assim de há uns meses a esta parte. Mas alguém me ensinou um dia que tudo o que acontece tem um propósito. Um dia mais tarde. Um dia mais tarde. Para mim custa muito esse "mais tarde". Sou muito ansioso. Quero ver logo o fim ao texto. Mas quem corre para chegar a horas pode escorregar, partir um pé, e ainda chegar mais atrasado, ou chegar tão cansado que nem consegue usufruir do que está a fazer/ver. Há uma coisa que ganhei há alguns anos, fé. Tenho fé que o meu equilíbrio um dia será atingido, seja daqui a 20 anos ou 2 meses. E ganhei também humildade (às vezes difícil de manter) para aceitar aquilo que me acontece. A ansiedade, essa mantém-se. Mas foi-me oferecida uma vida para isso mesmo. Para melhorar-me, ver, compreender e evoluir. E pode demorar essa mesma vida toda, até que o processo se conclua, ou não.

4 comentários:

Unknown disse...

gostei da tua exposiçao. tambem acredito no mesmo. apenas acrescentaria a necessidade de uma atitude optimista. acredito que atrai boas energias

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

Ui... já tive mais certezas quanto aos equilíbrios do universo... não sei se temos capacidade de equilibrar energias, acho que o nosso grande desafio é direccioná-las mais que equilibrá-las. O equilíbrio não é permanente, é fugaz e tantas vezes não o entendemos, depende também de quem nos rodeia e são demasiados os encontrões possíveis para que consigamos dizer que temos capacidade de as ter no tal equilíbrio, daí eu ter descido a parada e achar que saber orientá-las já será por si só uma meta do caraças, isto dito por uma pessoa com excesso de marte na carta astral. A mesma pessoa que anda a aprender, aos 29 anos, a começar e a terminar tarefas, sobretudo a terminar já que começo tudo e deixo tudo a 3/4.
Sabes o que às vezes penso? Que quanto mais nos esforçamos mais longe estamos, só quando atingimos o patamar de deixar de racionalizar e de entender e aceitar a coisa se dá a sério.

silvestre disse...

@speedy: no fundo ter fé é estar optimista quanto à melhoria de tudo.

silvestre disse...

@provocação: nã creio que sejamos nós que tenhamos essa capacidade de uma maneira racional. Acho que somos parte do sistema. Assim que concordo contigo no sentido de deixar o sistema actuar com uma perspectiva aberta. Muitas vezes o que acabamos por fazer dada a nossa ansiedade e o "excesso de esforço" é boicotar o sistema.