segunda-feira, janeiro 17, 2011

O voto em branco

O Facebook é um espaço de liberdades, tal como um blogue, e cada um tem direito de escrever o que lhe apetece, desde que respeite os princípios da liberdade alheia. Quando me vêem "evangelizar" ao meu espaço aborrece-me um bocado. Agora é com a história do voto em branco. Mas porque raio é que eu não posso votar em branco? Supostamente vivo num país onde existe um regime de democracia representativa, por isso, se eu não sinto que existe um candidato que me representa, e por considero importante votar, é lógico que vote em branco. Acho que mostra mais descontentamento do que a abstenção. Quem se dá ao trabalho de ir ao local de voto mais próximo, meter um papelinho em branco numa caixa não é alguém que se está a borrifar, mas alguém que está descontente. Quando me falam dos perigos do voto em branco, fico tão doente como quando me falam do voto útil. Mas isto sou eu.

6 comentários:

Anónimo disse...

Concordo completamente. O voto em branco é uma forma legitima e importante de voto. Fico doente com as abstenções, pessoas que não se dão ao trabalho de ir votar quando se queixam à minha frente estão tramados :)

Mike disse...

Eu voto no Silvestre. :-)
Partilho da tua opinião. Eu voto ou não voto em quem não quero.
Já não há pachorra para aturar a campanha eleitoral, quanto mais sermões e teorias sobre o voto em branco e o voto nulo. Humpf!!

Mark disse...

Exacto! É como eu: se quiser fazer uma borboleta no boletim e perfumá-lo com Hugo Boss estou no meu direito. :)

lots of love ^^

amsf disse...

Já encontrei o candidato que há-de levar o meu cartão vermelho às elites portuguesas, esse candidato é o José Manuel Coelho.

Palhaço e maluco é o povo que vota sempre da mesma maneira esperando obter resultados diferentes!

Pinot disse...

Pois, mas da mesma forma que o voto em branco marca uma posição, tb a abstenção o faz. Há quem se abstenha porque não concorda, de todo, com o sistema de votos, de delegar responsabilidades em outros, de passar a sua voz que poderia ser activa para uma confiança quase cega e irrecuperável de outra pessoa. Por isso, quando se quiser ficar doente com votos em branco ou abstenções, não se esqueçam que tudo pode estar a marcar uma posição... ou não.

pedro disse...

Há uma liberdade que nunca hão de tirar ao ser humano. A liberdade de ser irracional.

http://a-minha-cidadania.blogspot.com/2010/10/manifesto-contra-o-voto-nulo-branco-e.html