terça-feira, março 26, 2013

Ter um gato não desejado

O namorado tem uma gata e eu não gosto de gatos. É raro o gato que me provoca simpatia e afecto. No caso, a gata dele provoca-me admiração pela beleza e já está. Não confio nela. Se ele vier viver comigo o que fazer com a gata? Convivemos há mais de dois anos e não mudei a minha reacção. Há uma quantidade de cuidados a ter com um gato que me vão fazer sentir refém na minha própria casa. A única vantagem relativamente a um cão é que não precisa de ser passeado e sabe imediatamente onde fazer as necessidades, mas eu adoro cães e o comportamento canino e nem pensava duas vezes. Se fosse um filho eu não poderia dizer que não, mas um gato... De qualquer forma é um gato ao qual ele tem afecto (apesar de eu já a imaginar a afiar as unhas no meu sofá ou no papel de parede)... bom, terei ainda uns meses para pensar melhor nisto.

8 comentários:

Arrakis disse...

Isso são terrenos pantanosos que têm que ser tratados com uma sensibilidade imensa, senão vai dar para o torto. Espero que não...

silvestre disse...

A ver o que sai daqui.

Eolo disse...

Eu tenho uma gata, o meu namorado tem a mesma reacção no que diz respeito à desconfiança dos gatos (é só má fama, a minha gata é um doce) e adora cães, depois de alguma ponderação, chegamos à conclusão que teremos um cão e uma gata.

É um tema sensível mesmo numa relação duradoura, a minha reacção se fosse confrontado com "Amo-te muito mas vem sem o estimação..." não seria certamente estelar.

Um gato ou um cão, não são um filho, como tu dizes, mas são uma responsabilidade. Love me, love my cat and he does.

Não conhecendo a gata dele, posso dizer-te genericamente a minha opinião como cat lover, as gatas são (ou costumam ser) mais calmas e a destruição de papéis de parede e afins se não se manifesta agora não se deverá manifestar na tua casa.

É mais fácil pedires a um amigo que te tome conta de um gato do que de um cão, fala aqui novamente a experiência e há toda uma aura de desconfiança que não é de todo merecida, são mais independentes sim, não andam atrás de nós como os cães (quer dizer, a minha anda, mas vá) mas são igualmente carinhosos.

silvestre disse...

@eolo: A gata em questão é arisca. De uma maneira estranha gosta de mim e sempre que estou no sofá mete-se em cima de mim e ronrona. Claro que lhe faço festas e tal, mas às vezes muda-lhe o chip e torna-se arisca. Por isso não confio nela. E gosta de afiar as unhas no sofá e de arranhar malas e casacos de pele se estão no chão ou no sofá. Já caiu da varanda 1x, mas agora é um 1º andar e eu moro num 4º andar. Eu esqueço as portas abertas e se ela apanha uma janela aberta a cai? A responsabilidade é minha. Há gatos de que gosto muito (aqueles que são quase caninos) um amigo meu tem dois gatos que eu até gostava de ter. Esta tolero-a. O problema é que faz parte do pacote. Gostar do babe é aceitar o gato... eu até que tento gostar dela, mas ainda não estou lá.

Eolo disse...

Gostar do babe é aceitar o gato and that pretty much sums it up.

Se ela vai para cima de ti e ronrona, menos mal, podia ser sempre arisca contigo, o que fazia as coisas mais difíceis, em relação às janelas? No início deixa um papel na parte que vejas antes de sair a dizer "Fechaste as janelas todas?"

João Roque disse...

Eu sou suspeito porque adoro gatos; tenho duas gatas e já não posso passar sem elas.
Pondo a situação em mim, seria muito mau porem-me perante um dilema; ou vens sem gata ou não vens.
Concordo que não são comparáveis os afectos humanos e os que se têm por animais, mas estes últimos afectos podem ser tão importantes que podem criar clivagens numa relação.

Aaron disse...

os gatos são tão fixes.. só tens que ganhar uma certa confiança, só tens que o deixar entrar na tua vida. :)

Ricardo - Uma Outra Face disse...

Gostas mesmo dele? Aceita a gata :)
Arranja um corta unhas, problema resolvido. Quanto às janelas, a gata não há de ser toina e não se há de atirar de um quarto andar... Refém na tua própria casa por causa de um gato? Agora até hotéis existem para os animais :D

Só para a morte não há solução. Se gostam mesmo um do outro, os problemas têm todos solução ^^

Abraço