sexta-feira, maio 29, 2020

Sindicatos

Os sindicatos deveriam existir para proteger os trabalhadores, mas é 90% ilusão. Os sindicatos são, na sua maioria, grupos que têm de justificar a sua própria existência, não olhando a meios para tentar ser relevantes. Ambições políticas e pequenez de espírito é a tónica geral dos dirigentes. Não são todos lamentáveis, seria injusto dizer que sim, mas são na sua maioria lamentáveis. 

Em época de COVID19 é vê-los sair da toca em busca de estratégias de angariação de associados. E não, eu não sou um homem de direita. Mas os sindicatos não representam a esquerda. Longe disso. No ministério onde estou agora a trabalhar, a desonestidade intelectual dos sindicatos é gritante e não se importam com nada a não ser causar ruído e levar a sua avante, para garantir aplausos dos associados, mesmo que seja com não-questões, e estando a borrifar-se para os custos indirectos (ou simplesmente porque são burros que nem uma porta) que certas tomadas de posição vão ter nos trabalhadores e no país. 

Há tanta gente a trabalhar duro para não permitir que os serviços públicos deixem de funcionar e, porque trabalho não é com eles, os senhores dirigentes tentam desvirtuar tudo o que podem, apenas para serem o Xico-Esperto do momento. O sindicato que conseguiu falar alto. O sindicato que conseguiu parar a máquina do Estado com as suas reivindicações. 

O meu nível de repugnância atingiu níveis estratosféricos. No outro ministério os sindicatos pareciam meninos de escola em comparação. Nunca suportei pessoas desonestas.


4 comentários:

Francisco disse...

Sabes que se os sindicalizados forem despedidos, o sindicato recebe a sua parte?!

silvestre disse...

há várias coisas desconhecidas do grande público. por exemplo, recebem percentagens sobre certos serviços prestados aos cidadãos

Francisco disse...

E nas greves, o pessoal perde o dia mas alguns dirigentes sindicais recebem na totalidade, de facto há muito desconhecimento mesmo...

Lobo disse...

São todos uma máfia... Vê quantos sindicatos tem a polícia.