quinta-feira, dezembro 09, 2021

Idadismo

Aos 63 anos Madonna fez uma série erótica de fotos onde aparece semivestida - sobre uma cama ou debaixo dela. Não é nada de novo. Eu cresci com a Madonna a fazer isto mesmo nos últimos (quase) 40 anos. Que se possa questionar o gosto é uma coisa, mas ler por todo o lado que ela não tem idade para fazer o que está a fazer deixa-me bastante irritado. Tem a idade de uma avó e?! 

O que me mais me chateia é a crítica por parte de pares, mas sobretudo, por parte de mulheres mais jovens que um, dia também terão 63 anos e que desconhecem o que poderão ser ou fazer nessa altura. Tenho a certeza de que a Madonna se está a borrifar para o que os outros pensam, mas o que isto representa em termos sociais é grave e um fenómeno cada vez mais intenso. 

O idadismo está tornar-se cada vez mais forte. Hoje em dia seria impensável ter a música Believe da Cher em primeiro lugar nos EUA porque as rádios principais deixaram de tocar artistas femininos com mais de 45. Podia dizer-se que é assim, apenas, no mundo do entretenimento e que em outras profissões tal não é verdade, mas a verdade é que mesmo na função pública portuguesa vi colegas nos seus 60 (e com enorme capacidade e experiência) serem relegados para tarefas secundárias.

Para mim a idade não é um posto, mas também não deveria ser um problema. Quem pode que tenha a oportunidade de fazer o que quiser. Quem tem capacidade intelectual que a exercite e quem queira mostrar o corpo que tem que o mostre se assim entender (se tiver bom aspeto felizes todos, se não tiver não se olha). 

As fotos abaixo não são (para mim) das mais bonitas. Não achei fantástico por uma questão de gosto estético, mas por mim as mulheres (e homens) de 63, 65, 70, 80 anos podem continuar a fazer o que lhes dá na real gana. #itsafreeworld

1 comentário:

Anónimo disse...

Totalmente de acordo contigo! :)