quarta-feira, dezembro 15, 2021

O que é desistir?

Tomei a decisão de tornar-me mais próximo daquilo que é a imagem pública dos funcionários públicos em Portugal. Pensei em concorrer a um cargo de direção intermédia, para poder ter mais poder dentro da atual instituição onde estou, mas percebi que tendo a mesma presidência não adianta. A grande maioria das nossas Presidências e Direções Superiores são atribuídas por confiança e proximidade e não por mérito ou competência, logo ser Diretor de Departamento continua a ser frustrante.

Como tenho 47 anos de idade (e muitos anos a virar frangos na AP) percebi que a forma de não estar frustrado por ver pessoas a trabalhar pior que eu e a impedir o regular desenvolvimento do meu trabalho, é simplesmente fazer o que me mandam e estar num instituição que conheço bem e onde tenho amigos. Tenho a certeza de que terei umas 3h livres por dia, o que me vai permitir ter tempo para estudar e fazer coisas de índole pessoal que me ajudem a não estagnar e até crescer intelectualmente.

Portanto desisti de ajudar a melhorar o serviço público e Portugal, mas prefiro investir na minha saúde mental e estabilidade. A vida não é apenas o trabalho. Já dei para este peditório. Não farei nada que não me peçam (e farei da melhor forma e com o maior profissionalismo) e sei que não vão pedir muito no sítio para onde vou. Não desisti de mim, nem daqueles que precisam de mim fora da esfera profissional.

4 comentários:

Green disse...

Olha: temos a mesma idade e trabalho no mesmo universo. Mas infelizmente ainda não consegui chegar às tuas conclusões. Aliás, acho que já consegui. Só não as consigo colocar em prática.

Lobo disse...

A questão é: será que conseguirás manter essa postura por muito tempo?

silvestre disse...

@green: eu finalmente estou a meter (ouve-se um aleluia em pano de fundo)

silvestre disse...

@lobo: sim, porque há outras formas de contribuir, voluntariado por exemplo. Não vou apostar as fichas todas no mesmo número.