segunda-feira, maio 06, 2024

Animal de circo

É muito giro parecer jovem. Eu na realidade fico muito contente quando me dão menos 10 anos, por vezes menos 12 ou 13. Contudo, este sábado estive numa festa de anos temática, vestido de Hermes e a minha idade tornou-se numa espécie de atração. As caras de espanto, a admiração, etc. 

A coisa começou a tornar-se pesada quando me tornei um jogo, vinha uma pessoa com outra pela mão e dizia "diz lá que idade é que ele tem?" e passado um bocado vinha essa pessoa com outra. E a cara de satisfação dos primeiros quando era revelada a idade verdadeira e tinham conseguido enganar o outro. É o que é, às vezes a discriminação positiva chateia. 

3 comentários:

Sérgio disse...

Engraçado como neste fim de semana passado me aconteceu o mesmo… juntei-me a uma equipa de polo aquático em boia, era o mais velho mas não parecia o mais velho. Tenho 47, a maioria dos outros estariam nos 30s. A minha amiga, que me introduziu na equipa, omitiu a minha idade à capitã da equipa (fez o mesmo jogo que os teus amigos - “porque pareces 10 anos mais novo”). E eu senti-me tb um animal de circo… o ageísmo é uma idiotice. Quando pessoas jovens ficam admiradas por uma pessoa mais velha parecer jovem, revelam que na sua mente um velho deve parecer velho - e não deve estar entre elas. Pois eu digo sempre: adoro a idade que tenho, a seta do tempo só corre numa direção e ainda bem que o tempo passou e me construiu assim. A parecer velho ou novo, não interessa. Sou eu. Vivo. 😀

silvestre disse...

True.
O que é "próprio da idade" é uma construção social e pouco inteligente. O ageismo empola tudo, és mais sexual, és mais escandaloso, és mais atrevido, mais divertido, mais maluco, etc, etc., mas tu és apenas o que sempre foste. Nada mais.

Francisco disse...

ehehehehehehhe A idade é apenas um número lololololol