segunda-feira, janeiro 12, 2009

A Troca

Foi um filme que me perturbou. Em parte porque é uma história real, em parte porque, 80 anos depois, muitas das situações relatadas no filme continuam a acontecer. É um filme que fala da nossa vulnerabilidade, enquanto cidadãos, perante as instituições que redigem e fazem cumprir as leis.
.
No caso, uma mãe que se vê subtraída do filho faz tudo para saber a verdade sobre o seu desaparecimento, em especial depois da polícia (que arranja uma criança substituta para evitar o embaraço do insucesso da investigação). Porque se recusa a ficar calada vai ser submetida às maiores provações pela instituição que a deveria proteger: a polícia.
.
O filme realizado pelo Clint Eastwood não é nada típico por relação à sua filmografia. É menos seco e mais clássico na execução. Existe prepositadamente muita informação no filme. A história de uma mulher que ousou desafiar a polícia e os poderes instalados é apenas um catalisador para trazer à discussão a complexidade da sociedade e fragilidade/força do carácter humano.
.
16/20

1 comentário:

Anónimo disse...

Achei o filme simplesmente arrebatador, daqueles que dificilmente se esquece. É daqueles que mesmo após teres saído da sala de cinema, não deixas de pensar nele. Angelina Jolie simplesmente extraordinária. Adorei o papel dela no " Um Coração Poderoso" neste simplesmente fantástica.

AR