sexta-feira, junho 22, 2012

Hoje no metro

Uma mulher pedia esmola de uma maneira que eu nunca vi. Era alguém dos seus 50 e tal anos e falava quase como que a gritar «tenho fome, tenho fome»  e «alguém me ajuda a pagar os medicamentos?». Na mão trazia uma receita. Eu fiquei vidrado primeiro a olhar para ela e depois a olhar para a impassividade das pessoas. No final,  ninguém sequer olhava. Uma gaja gorda com madeixas foleiras comia um croissant enorme, outros conversavam sobre o jogo de ontem, outros liam um livro, outros oolhavam para o relógio e eu observava as reacções das pessoas.  Enquanto fiquei a olhar para as reacções de todos, ela saiu e eu não lhe dei a maçã que tinha dentro da mala. Era alguém a dizer que tinha fome. O pensamento da gorda a lambuzar-se com o croissant polvilhado de acúcar e eu estúpido a olhar para as reacções das pessoas com uma maçã dentro da mala e sem fome tem-me atacado durante a manhã. Não tenho desculpa. Sinto-me culpado. 

8 comentários:

m. disse...

nunca dou esmola no metro. eu sei, sou insensível, mas não consigo acreditar no que eles dizem. por outro lado, há uns dias, um rapaz pediu-me dinheiro para comprar um chouriço para o pão, estava eu no café de sete rios em frente ao minimercado que agora existe lá. eu disse que sim e até lhe ofereci um bolo. não aceitou. preferiu o chouriço, até abriu a mochila para me mostrar os pães que tinha comprado de manhã. sim, nesse eu acreditei...

silvestre disse...

eu dinheiro também não dou. mas quem diz que tem fome... podia ter dado a minha maçã.

Anónimo disse...

Vais parar ao inferno, está visto.

A luta é o caminho disse...

Olá.
Peço desculpa pela invasão do seu blog,mas não pode deixar de comentar este post, devido ao facto de uma situação parecida ocorrer comigo conforme escrevi no meu blog.
Eu geralmente não costumo dar dinheiro mas sim comida(nem que seja um pão, mas muitas vezes as pessoas estão interessadas mais no dinheiro.
Esperemos que essa pessoa tenha conseguido matar a fome nesse dia.
abraço.

Unknown disse...

já aconteceu pedirem-me dinheiro por terem fome, eu comprar-lhes uma sandes ou assim... e encontrá-la no chão uns metros mais à frente.


... mas sei que todos não podem pagar por alguns

NonSense disse...

Não sintas... ainda terás possibilidades de a encontrar de novo.. digo eu. :s

m. disse...

no meu caso, entrámos os dois no minimercado do metro e eu lá escolhi o dito chouriço, ele agradeceu, eu paguei e cada um foi para o seu lado...

Anónimo disse...

Sei que tens dos melhores corações....mas nunca deixes de dar...na dúvida dá....e comida...não dinheiro...MAGDA