segunda-feira, abril 06, 2009

Gran Torino

Já ouviram falar em bofetadas de luva branca? Eu hoje levei uma. Não sou um grande apreciador do Clint Eastwood e os filmes que vi dele só serviram para aumentar a minha ideia de que ele é sobrevalorizado. Pois bem, hoje fui ver o Gran Torino porque me apetecia ir ao cinema e hora calhava bem.
.
O Sr. Eastwood ofereceu-me o filme que mais gostei de ver este ano e também um dos que mais gostei de ver desde sempre. A personagem dele é o centro e o próprio filme (como no Piaff). Finalmente uma personagem que ele defende com uma credibilidade arrepiante, onde a rigidez da sua actuação faz todo o sentido.
.
O argumento é simples, mas o personagem Walt Kowalsky é maior que a vida. Não sei se o Walt vem do mesmo mundo que o Clint. Um mundo onde a palavra dada era palavra certa, onde o respeito se conquista, onde o amor se demonstra e nunca se diz, onde tudo exige trabalho. Se é verdade que este é o último filme do Clint como actor, ele sai com uma ovação de pé. Isto é cinema.
.
19/20

3 comentários:

I.D.Pena disse...

A-D-O-R-O este filme .
Beijos e boa semana Silvestre.

Anónimo disse...

Achei o filme simplesmente fantástico, muito real, verdadeiro. Confesso que fiquei um pouco emocionada. Um filme que não esquecerei sem dúvida.

Beijinho

AR

silvestre disse...

Ainda me emociono quando me lembro do filme. E fora isso o Walt lembra-me o meu pai, que era um homem daquele género.