segunda-feira, setembro 21, 2009

City of Borders

Entrei com o pé direito no Queer 13. O documentário City of Borders é muito elucidativo do que é ser gay em Jerusalém, mas não se esgota nesse aspecto. De forma muito contundente liga esse aspecto às questões étnica e religiosa.
.
Temos, não só, um retrato da cidade em todas as suas fracturas sociais e políticas, como a sua influência nas unidades domésticas e familiares de casais ou indivíduos gay.
.
No meio de todas as clivagens e ódios. O bar Shushan é um local onde judeus e palestinianos, lésbicas e gays e simpatizantes, pobres e ricos têm a oportunidade de se conhecer pela primeira vez e perceber que somos todos humanos e não tão diferentes como isso.
.
Achei algumas pessoas admiráveis neste documentário: o rapaz que foi esfaqueado por um judeu ortodoxo enquanto desfilava na marcha Gay de Jerusalem, a mãe de um activista gay e uma palestiniana a viver em casal com uma judia que questionada sobre a validade e demonstração da sua orientação sexual respondeu «prefiro morrer a minha vida do que viver a minha morte».
16/20

Sem comentários: