quarta-feira, setembro 09, 2009

Ser-se assumido vs. Ser-se alvo de espectáculo

Hoje perguntaram-me se eu já tinha sabido que o José Carlos Malato se tinha assumido como gay na capa da TV 7Dias e que a imagem era esquisita. Fui ver a capa e deparei-me com a imagem publicada. Fiquei triste. O destaque é do mais sensacionalista que se poderia imaginar. Parece que se está anunciar mais um programa qualquer de variedades. A vida pessoal de uma pessoa resume-se a isto? À sensação da última fofoca? É que a páginas tantas, a dimensão humana não está presente. E estamos a falar da vida de uma pessoa. É uma personagem pública, eu sei, mas não deixa de ser uma pessoa que aparece exposta no "talho dos média".
.
É claro que a entrevista acontece com o consentimento do visado, mas se a capa e o destaque também têm o seu consentimento, isto deixa-me preocupado. Apesar de achar que a transparência e a verdade sobre a opção sexual compensam (quando se sabe a verdade sobre nós dificilmente se sustentam mentiras a nosso respeito), custa-me ver a questão reduzida ao valor "espectáculo".

4 comentários:

desabafos emocionais disse...

o malato ja veio desmentir hoje essa capa, no 24h.
infelizmente é a imprensa que temos.
um abraço

silvestre disse...

Fico abismado. No mínimo.

Angelo disse...

Infelizmente, sem sombra de dúvida!

Anónimo disse...

Agora percebo o súbito aumento de visitas ao meu blog:

Yesterday
Search Views
cancer com ascendente em libra 5
malato sai do armário 2
carlos malato gay 2
o arcano iii do naipe de ouros revela pr 2
homens gays 2
herman jose gay 1
nuno eiró gay 1
josé carlos malato gay 1
sexo no grelo 1
grelo 1
guia de my tribe 1
aussibums 1
grelo grande 1
jose carlos malato é gay? 1
homens humor de gays 1
unicelha 1
www.egrelo.com 1
josé carlos malato assumido 1
ronny hirschmann 1
agua fastio gases 1
carlos malato bixa 1


Acho estranho uma revista avançar com uma capa bombástica, para depois ser "desmentida"...

Quanto ao resto, cada um vive a vida como lhe quer e apetece, desde que respeite os outros.