segunda-feira, março 22, 2010

Ouvir o Fórum da TSF...

...é deprimente. Custa-me ouvir a qualidade das participações porque, efectivamente, corresponde ao Portugal real. A 'voz do povo' diz-me que existe uma grande facilidade para crítica e para a autocomiseração, mas quase nenhuma inteligência para apresentar uma proposta. Se as coisas estão mal então como deveriam de ser? Não existe uma ideia de correcto em oposição ao errado. Quando existe uma proposta, é sempre um chorrilho de lugares comuns e de impossibilidades práticas. Custa-me perceber que de um modo geral, a qualidade analítica dos portugueses é inexistente. O nível de empreendedorismo também. A nossa especialização parece que foi feita em sofrimento e queixume. Muitos gostariam de criar uma cátedra na área. Assim, aproveitando o programa das Novas Oportunidades até poderiam passar de uma 4ª classe para um doutoramento. Julgando por alguns doutorados que conheço, não se deixa de ser muito burro e inapto por isso. Vou estar mais uns meses sem ouvir o fórum.

2 comentários:

desenhos disse...

partilho da mesma opinião, ainda ontem falava da falta de empreendedorismo, que de facto o que vejo é que a grande maioria prefere ser mandado, é mais fácil, não é o próprio que assume riscos financeiros, ou sequer põe a criatividade a trabalhar. não é o próprio que será culpado caso alguma coisa corra mal. Falta coragem, há um medo, uma insegurança geral.

Blog Liker disse...

Outro belo exemplo, além dos fóruns radiofónicos, são as páginas de comentários associadas às notícias normalmente em ambiente online. Sobretudo as do Correio da Manhã.

Ali, como não há o filtro do directo, os delírios e a verborreia da idiotice são ainda mais profundos.

Vá lá que nos blogues a coisa é um pouco mais seleccionada e edificante.