Em 1985 Steven Van Zandt (guitarrista de Bruce Springsteen) activista pelos direitos humanos organizou uma canção (e um álbum + documentário) de protesto contra o Apartheid. Todos os artistas que participaram disseram que nunca aceitariam trabalhar na África do Sul enquanto vigorasse essa política e queriam mostrar ao mundo o que se passava ali. A música não teve o sucesso merecido porque envolvia questões políticas e criticava o Governo Americano e a sua ação diplomática (é bom não esquecer que em 1987 Ronald Reagan, Cavaco Silva e Margaret Thatcher votaram contra a libertação de Nelson Mandela que foi aprovada, felizmente, com 129 votos a favor e 22 abstenções e 3 votos contra).
Voltei a lembrar-me dessa música de um tempo em que tudo era diferente e que esse homem extraordinário conseguiu mudar. A África do Sul e o mundo são hoje radicalmente diferentes. No dia em que se celebra o símbolo que é Nelson Mandela, dedico-lhe esta música. Ele vai continuar a ser um dos mais brilhantes "Timoneiros" que o nosso mundo teve.
3 comentários:
Espero que outros se levantem! O mundo precisa de heróis! :)
Cavaco?! omg.
O mesmo que agora se mete a fazer discursos sobre como Mandela era um grande homem, a aliança à Inglaterra falava mais alto que o que moralmente correcto.
Enviar um comentário