terça-feira, dezembro 10, 2013

Wanda

Parace que anda azarada a minha ida ao cinema para ver «O Desconhecido do Lago», ontem fui a correr à sessão das 19.30h, com o filme a ter começado há 2 minutos. Entrei logo, para me aperceber que era uma apresentação especial do filme Wanda de 1970 realizado por Barbara Loden que foi esposa de Elia Kazan. O filme é um esforço independente ao estilo "cinema vérité" em que se pretende um (hiper)realismo da ação e imagem. Li algures que era uma obra prima, o retrato de "uma certa América". Ganhou o prémio da crítica no Festival de Veneza em 1970. Dito isto... não gostei. Lembrou-me o Ondas de Paixão de Lars von Trier, mas sem nunca ser perturbador como este último ou sem levar a um rumo conclusivo. Há contudo alguma coisa de corajoso em fazer de modo desinteressante um filme sobre o desinteresse. No final acaba por ser (eventualmente) forte como tomada de posição social. Não obstante, não me convenceu. Demasiadas pontas soltas que até podem ser intencionais para provar um ponto de vista, mas passou-me ao lado. Tenho pena porque senti que perdi tempo.
 
11/20

Sem comentários: