quinta-feira, maio 06, 2021

Novas Cartas Portuguesas faz 50 anos - I

O livro Novas Cartas Portuguesas é conhecido por muito mais pessoas do que aquelas que na realidade o leram. Na época da sua edição foi uma pedrada no charco e um documento fundamental para a visibilidade dos problemas das mulheres e para dar uma voz às mulheres; uma voz franca e desafiadora do status quo liderado e dominado pelos homens.

Por um imperativo profissional fui obrigado a ler o livro. Achei-o extraordinário em conteúdo, não necessariamente em estilo - acho que sofre de um certo pedantismo artístico que era típico aos artistas portugueses na época, quando as artes eram para os mais letrados. É barroco e difícil, mais um exercício para pares do que para o público generalizado. 

Ainda hoje, tenho a certeza de que muita gente desistirá de ler o documento. É mais fácil ler os milhentos artigos e teses de mestrado e doutoramento que o interpretam. Para mim é quase contraditório que uma reflexão tão interessante e importante sobre a condição feminina seja apenas para parte das mulheres. É quase um exercício burguês. 

Não obstante o que importa reter é que o valor intrínseco, independentemente do estilo, é imenso.  Podemos também ver que, volvidos 50 anos, alguns dos problemas identificados sofreram apenas mudanças cosméticas (mais do que outra coisa).  A ideia de mulher comercializada continua bastante atual. 

2 comentários:

iLoveMyShoes disse...

Se tiveres oportunidade vai ver Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas, uma exposição no Museu do Aljube.

silvestre disse...

obrigado pela dica. nem conhecia a existência do museu.