quarta-feira, agosto 25, 2010

Coisas que me inspiram

Li no DN de ontem uma história passada há 20 anos no tribunal de Lamego que achei extraordinária. Uma rapariga muito pobre e famélica com um bebé esfomeado nos braços foi ao tribunal pedir ajuda para que o pai da criança pagasse pensão de alimentos. O bebé não parava de chorar e a Juíza Leonor Esteves saiu do seu gabinete para ver o que se passava. Ao ver que estava uma criança cheia de fome e que a mãe não tinha leite nos peitos, ela que também estava em período de amamentação, sacou do seu peito e matou a fome à criança ali mesmo no corredor.
.
É quase uma metáfora para dizer que há 20 anos atrás a justiça, ou alguns dos seus representes, não eram aristocratas fechados no seu castelo altaneiro. Não obstante, este exemplo inspira qualquer um - ou pelo menos a mim.

3 comentários:

tiago disse...

Se inspira...
Resto de boa tarde ;)

Mike disse...

Inspirador de facto.
Estaria longe de acontecer nos dias de hoje. Mais depressa a "sôtora" mandava prender a mãe e internava a criança numa instituição.
Actualmente a idade de alguns juízes que julgam casos como por exemplo uma guarda, é algo assustador. Onde está a "estaleca" a experiência de vida?

Anónimo disse...

Encontrei o teu blog por acaso e desde então que não consigo de deixar de vir para ver o que vais escrevendo. Acredita que já o leio há algum tempo. bem, só me resta dar-te os parabens, especialmente devido a textos como este pois mostra uma grande sensibilidade da tua parte. pareces ser uma boa pessoa. :)

beijinhos