terça-feira, fevereiro 16, 2021

João Caupers - Sinto vergonha alheia

João Caupers foi nomeado Presidente do Tribunal Constitucional e isso deixa-me bastante preocupado pelo tipo de pessoas que a Justiça portuguesa coloca na sua cúpula. Não o conhecia, mas fiquei a conhecer graças a uma notícia feita pelo Diário de Notícias sobre as suas posições contra o que denomina de "lobby gay". 

Porque vivemos num país livre, os cidadãos podem pensar o que melhor lhes aprouver, mas certas profissões requerem uma isenção e integridade que não lhe reconheço, a julgar por uma certa linha de afirmações do mesmo proferidas em 2010.

Passo a citar:

"Uma coisa é a tolerância para com as minorias e outra, bem diferente, a promoção das respetivas ideias: os homossexuais não são nenhuma vanguarda iluminada, nenhuma elite"

"Nas sociedades democráticas são as minorias que são toleradas pela maioria – não o contrário" 

(achei esta afirmação bastante chocante)

"Os homossexuais merecem-me o mesmo respeito que os vegetarianos ou os adeptos do Dalai Lama. (...) Estou convencido de que existem mais vegetarianos do que homossexuais em Portugal – e, porventura, até mais adeptos do Dalai Lama. Não beneficiam, porém, do mesmo nível de acesso aos jornais, aos microfones das rádios e às objetivas das televisões." 

(sim, o código penal nunca condenou adeptos do Dalai Lama e vegetarianos. E, nas sociedades ocidentais, ninguém é espancado, perseguido ou discriminado por pertencer a estes grupos).

“A minha tolerância para com os homossexuais não me faria aceitar, por exemplo, que a um filho meu adolescente fosse ‘ensinado’ na escola que desejar raparigas ou rapazes era mera questão de gosto, assim como preferir jeans Wrangler aos Lewis [sic] ou Sagres a Superbock" 

(mas este senhor ainda está na fase em que se pensa que se é homossexual porque apetece?)

Como nota final adianto que o Sr. João Caupers pensa ainda que as campanhas contra a discriminação com base na orientação sexual são nefastas porque promovem os ideais homossexuais (seja lá o que isso for).

Só posso dizer que sinto muita vergonha por este estado de coisas. Já em outras alturas escrevi sobre polémicas originadas por juízes, que os revelam como misóginos e desrespeitadores de liberdades fundamentais. 

Não deveriam ser os juízes os guardiães dos princípios mais básicos de integridade e honestidade de carácter e intelectual? É mais uma desilusão, mais um baixar de olhos a que me obrigo, pela fraca qualidade que reconheço às nossas elites políticas e às nossas chefias. 

2 comentários:

iLoveMyShoes disse...

Nos idos anos 90, nos meus tempos de faculdade de direito ouvi as maiores barbaridades de professores e alunos... é vergonhoso, mas sobretudo preocupante.

silvestre disse...

Tenho tanta vergonha da nossa magistratura. E não consegues dar a volta, porque pessoas mais "arejadas" têm dificuldade m vingar no meio.