Acho que a prática do "ghosting" é das maiores manifestações de cobardia, falta de educação e egoísmo que existe. Não percebo como é que isto se tornou uma prática comum entre as pessoas, em especial nos menores de 35. É algo que me choca a sério, porque é de um profundo desrespeito pelo próximo.
Émile Durkheim (sociólogo) falou disto - de certa maneira - e caracterizou o estado que proporciona e empola este tipo de comportamentos como 'anomia social'. Desse conceito retenho apenas o aspeto da quebra de solidariedade entre humanos. Como ele dizia “A única força capaz de servir de moderadora para o egoísmo individual é a do grupo; a única que pode servir de moderadora para o egoísmo dos grupos é a de outro grupo que os englobe”.
A questão é que a existência fragmentada da sociedade atual conduz a que os indivíduos se sintam legitimados para ser egoístas e individualistas, até porque a noção de todo, de sociedade civil, de regras de grupo é cada vez mais fraca. A idade do informação é também a idade da falta de noção. A valorização do 'Eu' toma conta de todos os aspetos coletivos a pouco e pouco, mas com efeitos muito negativos. Individualidade não é sinónimo de individualismo.
6 comentários:
Se alguém te fez isso, revelou o seu verdadeiro eu. Conectar e interessar-se por outros dá trabalho, requer esforço, ação. Também requer um estado mental saudável. Há muita gente presa na loneliness loop, culpam tudo e todos e isolam-se. Por outro lado, também há muita gente altamente estratégica e que só olha para o seu umbigo… As pessoas até evitam telefonar, enviam mensagens, não é essa também uma forma de cobardia? Avançamos no digital, regredimos na nossa psicologia, estamos a criar uma geração de infelizes, incapazes de socializar e difíceis de confiar. Um manicômio coletivo.
Tens toda toda toda a razão!
Quando se tem uma aplicação como o grindr, já viste quantos favoritos podemos ter?! Ehehehehehehheheheheheh
Anda tudo em busca do algo melhor :)
Muito pano para mangas
É uma forma de Poliamor mais alargado ou relação escancarada :)
Há sempre alguém que desconhece ou não sabe lolololololol
@francisco: antes estivesse a falar de aplicações, mas não. Estou mesmo a falar da vida em geral. O ghosting tornou-se uma forma de vida que é vista como aceitável.
@green: esperemos pelas cenas dos próximos capítulos.
@sergio: sim, as pessoas estão cada vez mais estratégicas e tudo é passível de ser reduzido ao estatuto de "coisa" até os humanos. E o respeito pelas coisas é curto.
Enviar um comentário