segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Milk

É-me difícil falar deste filme. Está muito bem feito e o elenco está muito bem e a história é belíssima. Sinto-me humilde perante homens como o Harvey Milk, que acreditam que todos os homens nasceram iguais e que lutam pela concretização dessa igualdade.
.
Como gay, o filme toca-me particularmente. Também fui "armariado" até tarde. Tinha quase 30 quando percebi que as pessoas precisam de saber que conhecem um gay e que ele não tem nada de diferente. A melhor forma de me proteger foi assumir-me como sou. Ninguém pode inventar nada a nosso respeito quando está tudo à vista. Não sou militante, mas não me escondo e faço os possíveis para esclarecer quem quer ser esclarecido (ou tem dúvidas), assim como provocar situações para que se fale no assunto e se crie mais conhecimento.
.
O Harvey Milk foi um homem extraordinário, porque conseguiu unir uma minoria (os gays) sem deixar de ser sensível a todas as outras minorias ou pessoas em situação de exclusão. Acho isto notável porque as minorias, regra geral, fecham-se sobre si mesmas e discriminam as outras. O respeito pelo semelhante é uma coisa que não vejo muito. E este homem exerceu-o.
.
Ao ver este filme, lembrei-me de um outro que achei notável, «História Simples» do David Lynch. Neste filme havia uma cena em que é pedido a uma rapariga para partir um ramo fino (que se parte com facilidade) e depois um conjunto de ramos iguais atados. Ela não consegue partir o conjunto de ramos. Juntos são fortes. Ninguém os consegue partir. Se um dia os gays conseguissem perder o medo e percebessem que estão todos no mesmo barco, eventualmente, era o que se passaria.
.
19/20

3 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei curiosa agora....tenho de ir ver :)

AR

silvestre disse...

Depois diz o que achaste. É um excelente documento histórico. E mostra muito do que foi e do que é a nossa realidade nos dias de hoje.

Nunca soube da existência do Harvey Milk até ao filme. Gostava que o exemplo dele se propagasse. Enquanto político e pessoa.

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

Adoro ler opiniões acerca de filmes e livros. Suscita-me a curiosidade e tenho a sensação que este filme vai ser o próximo a ser alugado, espero encontrar.