quinta-feira, fevereiro 19, 2009

O qualidade de um blog

Li num blog um post a discutir "de modo sério" a falta de qualidade de muitos dos blogs na blogosfera e a falta de qualidade intelectual dos bloggers que os escrevem. A discussão em si parece-me bastante estéril. Dizer que "a blogosfera está uma merda" (como li) parece-me uma saída bastante portuguesa e muito pouco precisa ou justa. Já agora falta dizer que a culpa é do sistema, do Governo, do sistema de saúde, do capitalismo, dos espanhóis ou algo semelhante.
.
Na minha opinião, que vale o que se quiser que valha, a blogosfera está extraordinária. Existe uma diversidade que só posso considerar salutar. Acima de tudo é uma espaço de libertação. Seja para fazer humor, para fazer um diário de vida, para discutir a existência, para falar de vernizes para as unhas dos pés ou de como rebentar pastilhas elásticas a fazer sons da canções da Celine Dion.
.
Quem sou eu para dizer que este ou aquele blog não presta? Há muitos blogs dos quais não gosto (ou não me identifico com a temática) e não volto lá mais. Simples. Falar da qualidade do autor do blog, em muitos casos é um terreno ainda mais escorregadio. Isto é uma realidade virtual, recebemos apenas fragmentos do que é uma pessoa. Há autores de blogs ditos "sérios" que, ao vivo, são uns verdadeiros idiotas presumidos com o complexo da ostra (o mundo é uma ostra e eles são a pérola) e autores de blogs "fast food" que são pessoas com vidas tão interessantes e extraordinárias como eles próprios.
.
Todos os blogs são bons desde que cumpram a função para que foram criados e não interfiram com a liberdade de ninguém. Ponto.

8 comentários:

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

Bolas e o prazer viperino de dizer mal? Da crítica se apruma a obra!!!! Naaaaa, falar mal ou menos bem é tão útil como falar bem, desde que com bases, cabe à pessoa criticada ter capacidade de encaixe e, até, contra-argumentar porque não????

silvestre disse...

Nada contra o prazer viperino de falar mal. Antes pelo contrário. Apenas contra os críticos com ar de superioriade e incapazes de rir de si mesmos.

selita disse...

Quando "aterrei" aqui através da nossa agente provocadora, confesso que o título do teu cantinho transportou-me para um episódio de infância que não recordo com saudade - estava a aprender a andar de bicicleta e, já sem a ajuda do meu pai a segurar o volante da mesma, aventurei-me sozinha e sei que dei pelo menos três pedaladas até me desequilibrar toda e aterrar mesmo em cima das silvas que cresciam na berma da estrada, que tinham as amoras pretas mais suculentas por sinal, mas do que me ficou na memória foram as terríveis dores que tive por causas dos picos, sobretudo ao tirá-los, ui terrível mesmo - mas ao ler todo o ano 2008, ainda não tive tempo para ler os outros, fiquei deliciada com este blogue, o qual não deixa de ser uma analogia interessante, visto não gostar de silvas mas das suas amoras...hmmm...aí a história é outra! :)
Sorry...se me excedi no texto!
Em relação a este post cito uma frase de Vergílio Ferreira que também podia ter sido dita por mim, lol; "Uma opinião que se tem passa pela pessoa que somos e não pelas razões para a ter. É por isso que todos têm opinião e poucos informação para isso. Mas é por isso também que a mesma informação pode dar opiniões contrárias. Porque tudo se pode trocar, menos a pessoa que se é."

silvestre disse...

Obrigado pela parte que me toca e quanto ao Vírgilio. The man knows ;-)

Anónimo disse...

Realmente a avaliação de um blog é sempre um exercício perigoso. Porque facilmente se cai na tentação de julgar o seu autor. A este respeito, acho muito interessante que algumas pessoas se arroguem o direito de avaliar os blogs dos outros, arvorando-se em juízes da blogosfera. Parece-me que todos os blogs, mesmo os "fast food" como lhes chamas, são dignos de apreço. Mas é também verdade que ninguém estará imune a fazer um juízo crítico. Daí a dizer-se que "a blogosfera está uma merda" parece-me muito injusto e pouco verdadeiro. Mas as opiniões valem o que valem. E cada um tem direito a emitir a sua opinião. Temos de respeitar para sermos respeitados.

Rui Clemente disse...

"A blogosfera está uma merda".
Hum... Ok, got it: frase de t-shirt versão 2009.

silvestre disse...

Isso, excelente ideia!!! E tu já me conheces q.b. para saber que vou fazer uma t-shirt com essa mensagem lol

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

Ahhhh estava-se a falar da novela mais polémica que o final da Favorita!!!! Pipocas vs Cobridores.