segunda-feira, março 02, 2009

Programa de TV para tias que gostam de ver os pobrezinhos

SIC Esperança é um programa do canal SIC Mulher (ou SIC Gaja, cá em casa). Potencialmente seria um programa bastante interessante, mas acaba por radicar na "caridadezinha". As reportagens são boas e pedagógicas, mas o que se passa no estúdio é de fugir.
.
A apresentadora aparece sempre vestida com um modelito que até poderá ser de Couture Portuguesa (sim, para falar de pobrezinhos uma pessoa tem de vestir caro e vistoso, senão perde a credibilidade toda) e os convidados radicam, pelo menos, nos programas que vi, em "tios "e "tias" que foram nomeados para estar à frente de instituições de solidariedade social. Como é o caso da Santa Casa da Misericórdia e da sua Directora do Serviço de Adopções, que fez um triste espetáculo de si mesma no programa sobre adopção. A Directora tiazorra, também "supé gira", lá dizia os seus disparates (inacreditável como alguém tão energúmeno pode estar à frente do Serviço de Adopções da Santa Casa) entre maneirismos que se pretendiam eloquentes. Só faltou o chá e uns duchaises para ser a caturreira total.
.
A sinopse do programa reza assim «SIC Esperança é um programa que pretende trazer a público as dificuldades de pessoas como “nós” que, por terem nascido em determinado contexto ou por se terem cruzado com “episódios menos felizes” na vida, precisam de ajuda». Gosto do «nós» entre aspas. No fundo querem eles dizer que são pessoas que se tivessem nascido em outro contexto também poderiam usar roupa do Augustos ou do João Rôlo (ou outro estilista que dá nas vistas, nem sempre pelas melhores razões).

5 comentários:

Anónimo disse...

em primeiro lugar diz-se: spé! e não supé. :P

em segundo lugar:

energúmeno

do Gr. energoúmenos


s. m.,
endemoninhado;
possuído do demónio;
possesso;

fig.,
indivíduo desnorteado;
fanático;
exaltado.


e assim ñ percebo bem o encaixe da palavra no texto.

silvestre disse...

diz-se «spé»? escreve-se «supé»! :-)

E usa o sentido figurativo para desnorte de ideias, embora ela também esteja possuída pela demónio de Cascais.

Anónimo disse...

A SCML tem um Provedor, o Dr. Rui Cunha.
A Tia que foi ao programa será a Directora do Serviço de Adopções. E o serviço tem feito um excelente trabalho na agilização de projectos de adopção para crianças cuja família biológica não constituia resposta adequada. Poderás não ter gostado da senhora, mas a equipa que dirige tem muita qualidade.

silvestre disse...

Pois é, tens razão. A Tia era a Directora. Vou corrigir. Não digo que a equipa seja má. A Sra é que é terrível. Os comentários não se referem à Santa Casa, mas sim à dita.

Anónimo disse...

Infelizmente, em muitos programas como este de que falas, as pessoas querem é protagonismo. Mas não me vou alargar em comentários porque não costumo assistir ao programa.