quarta-feira, março 04, 2009

Quem quer ser bilionário?

Finalmente vi o filme ontem. Gostei muito. Não percebo o porquê dos críticos portugueses o arrasarem. Talvez tenha a ver com a falta de capacidade de compreender a auto-ironia, com a pouca vontade de olhar para uma obra que se pretende contemporânea na forma, mas que apresenta personagens ao estilo do melodrama clássico, pincelando tudo com uma pitada de Bollywood (a cena final é impagável, altamente irónica a meu ver).
.
Não achei um filme "pesado". Mostra uma realidade que coexiste com a nossa. É muito classe média viver a vidinha sem querer saber que grande parte da população mundial vive sem electricidade e sem saneamento básico ou mesmo água potável. Depois, quando têm um vislumbre disso ficam enjoados e querem virar a cara de novo.
.
Para mim é um filme sobre a humanidade. Somos animais, mas somos humanos. É o que nos distingue dos restantes. O filme é uma bela história de amor sobre alguém que, não obstante os problemas, não deixa de exercer a sua humanidade. Isto tudo em contraste com quem não a exerce de todo ou a exerce esporadicamente.
.
18/20

6 comentários:

ABianchi disse...

Também gostei mas...18/20??
Achas assim tão bom ao ponto de estar a dois pontos do máximo/obra prima?

silvestre disse...

Bom, dei 19 ao Milk. Mas lá está. Umas pessoas gostam de uma música pela letra, outras pelas melodia, outras pela valor de raridade, outras porque encontram uma metáfora ou uma simbologia que lhes é muito forte. Estive ali entre o 17 e o 18. Achei um filme muito coeso e corajoso. Em especial por ser uma história de amor inocente (quem é que hoje em dia quer filmar o amor porque sim?)

Anónimo disse...

Quanto aos filmes, ainda não vi nenhum deles. Penso ir ver "Quem quer ser bilionário" este fim-de-semana. Depois direi alguma coisa. Quanto ao "The Wrestler" é um filme que não me desperta grande interesse, talvez por tratar de um assunto com o qual não tenho qualquer tipo de afinidade. Será preconceito meu? Talvez. Mas é o que eu sinto...

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Eu adorei este filme. É daqueles filmes que dificilmente se esquecem. Mas mesmo assim não acho que era merecedor do Óscar de Melhor Filme. Ainda não vi "O Leitor", mas o Óscar, na minha opinião, tinha ido para o "Benjamin Button".

Anónimo disse...

Eu diria mesmo 19! Como já tinha escrito por aqui, é um filme extraordinário, faz-nos pensar e emocionar...O cenário é bem real, todo gravado em exterior sem as tretas em estudio. Retrata um sentimento muito importante o AMOR, sem a lamechice habitual. Ele não concorre pelo dinheiro, mas apenas pela esperança que a amada o veja a TV. A banda sonora é simplesmente extraordinária. Mas é apenas a minha opinião. Nem sempre temos que ter filmes com orçamentos milionários e estrelas para fazer bons filmes.

AR

Anónimo disse...

Concordo. Fá nº1 do filme :-)))