quinta-feira, agosto 22, 2019

Pobre Brasil

Acho o Brasil um grande país. O potencial é imenso e tinha tudo para ser uma potencia mundial, não fosse o povo brasileiro que sofre do mesmo que quase todos os povos de países que foram colonizados por Europeus. Após o abandono do colonizador, o povo é deixado à mercê de si mesmo sem uma estrutura forte de cultura ou capacidade de gestão. Para piorar, em países tão ricos em recursos como o Brasil, a luta pelos benefícios provenientes desses recursos é enorme e sempre acesa. As grandes potências económicas tentando recolher o máximo do Brasil, sem grande oposição, historicamente têm apoia«ado para lugares de governação pessoas burras ou corruptas.

Não ajuda em nada que desde a inependência do colonizador, o povo tenha sido mantido "embrutecido" de forma a que quem está no poder possa melhor controlar os destinos da nação. Em tempos de democracia temos um povo pouco preparado para grandes decisões, mais emocional que racional. 

O Brasil está corrupto até ao osso, à esquerda e à direita, mas nas últimas eleições (à custa de muita desinformação e devido às trapalhadas feitas pelo PT de Lula) foi eleito Jair Bolsonaro, um homem da pior espécie moral, mas também um homem demagógico e pouco preparado para a governação. O que se tem passado desde que tomou posse é grotesco e a associação/admiração a/por um outro Presiente lunático e demagógico (Donald Trump) vai deixar marcas no Brasil e no mundo.

A Amazónia está a ser atacada como nunca e o brasileiro burro não percebe que está a destruir também o equilibrio do mundo ao destruir o maior pulmão terrestre. Bolsonaro continua com a sua demagogia e desinformação e o Brasil a afundar com um sorriso no rosto. 

No início ainda dei algum benefício de dúvida, mas o que parecia apenas um sonho mau, é infelizmente bem real. O meu sentimento para com os votantes de Bolsonaro evoluiu da condescendência para um profundo nojo. Não consigo  tolerar a presença de um. Acho-os criminosos por associação. Também falo com emoção, eu sei. Tento não ser emocional, mas mesmo colando-me à racionalidade, o desprezo por essas pessoas não desaparece. Não sei se um dia alguém vai salvar o Brasil da destruição que o seu próprio povo perpetua. Juro que, neste momento, quando penso no que se passa no Brasil, nos EUA, na Hungria, na Itália, o meu peito aperta-se e tenho vontade de chorar pelo tamanho retrocesso civilizacional. Contudo nos EUA há uma classe de gente que não vai deixar o país implodir, mas o Brasil, o quinto maior país do mundo, essa grande jóia de biodiversidade, está entregue aos bichos. Bichos da pior espécie. 

3 comentários:

Anónimo disse...

Para àqueles que não contribuíram com essa tragédia de 57 milhṍes de votos tem sido desesperador, fora o sentimento de culpa por não ter sido capaz de evitá-la. No entanto, eram 10 candidatos, 57 milhões o escolheram porque desejavam o que ele prometia, que se traduz em ausência de propostas e barbárie.
Por tão menos uma presidente sofreu impeachment e bolsonaro quase todos os dias comete crimes de responsabilidade. Ele não é responsável direto pelos incêndios, mas muniu e deu certeza de impunidade fazendeiros que realizaram o "o dia fogo".
Perdemos o quinto maior acervo da humanidade para o fogo e estamos perdendo o nosso maior patrimônio(o cerrado também arde) e um dos maiores da humanidade também para fogo. Não há um dia que não se queira chorar pela barbárie de bolsonaro, pela inércia de 45 milhões que lhe disseram não e o silêncio de 31 milhões que preferiram se ausentar de decidir o futuro do Brasil na última eleição.
Eu espero muito que esta onda reacionária que assola alguns países passe. Espero também que Bolsonaro e seu ministro do meio-ambiente respondam por seus crimes contra a humanidade, uma vez que a amazônia é responsável pelo regime de chuvas da América do Sul. A prova da inércia do presidente é a Bolívia ter alugado um boeing super tanque para apagar um incêndio iniciado no Brasil. Um dos países mais pobres das Américas.

João M disse...

Este texto é problemático. Tu pensas que um dos problemas do Brasil é pq foi abandonado pelo colonizador, e isso significaria que o Brasil era super avançado e próspero com o colonizador, mas isso não é nada verdade, então pensares que um dos problemas do Brasil é ter sido abandonado pelo colonizador não faz muito sentido. E ainda no mesmo texto reforças a ideia do colonizador dizendo que o Brasil é governado por "burros", relacionando os dois, isso é muito problemático para um brasileiro ler.. lol, é assim, provavelmente se houvessem eleições outra vez de novo voltasse a ganhar o Jair Bolsonaro, mas oxalá os Brasileiros mais conservadores entendam que devem votar noutro brasileiro com ideais humanistas aliados ao progresso económico, e deixa lá a história do colonizador.

silvestre disse...

@joao M. - É um problema geral dos países que foram ex-colónias. O culpa não é do colonizador, é do processo de colonização/descolonização em si. Tem caracteristicas adjacentes que são incontornáveis no futuro desses páises. A luta pelo poder e a inexistência de um nível generalizado/estruturado de sociedade civil