sexta-feira, fevereiro 28, 2025

Jantar

Hoje é o jantar com os meus amigos do 9º ano. É um sentimento maravilhoso ter amizades que duram há 36 anos. Amizades a sério. 

Muita gente, mas bora lá...

Foram 450 as pessoas que submeteram candidaturas ao programa Doutor AP. São 80 as bolsas de apoio a serem atribuídas. Digamos que a competição está renhida. Haverá uma bolsa por cada 5 pessoas, tenho cerca de 20% de hipóteses de ganhar uma. Difícil sim, mas não é por isso que deixo de acreditar até à publicação dos resultados.

terça-feira, fevereiro 25, 2025

O mundo está muito estranho

O mundo está muito estranho. Só isso.
Acho que anda muita gente infeliz a precisar de um abraço, de mimo, não sei.
Se calhar, antes não existissem redes sociais, para não ter de perceber a amargura, a infelicidade, a feiura, o despeito, a falta de empatia e sei lá que mais que prolifera em tanto coração. 

Pobre Limão

O Limão passou um dia e meio fechado na varanda, sem comer e sem beber. O B fechou a porta da varanda antes de irmos para a aldeia e ele estava lá fora. Quando voltamos a casa e ele não nos veio receber ficamos com o coração aos pulos, vi que as portas da varanda estavam fechadas e temi pelo pior. Quando abri a porta ele nem se mexeu só começou a miar muito alto tipo queixume. Tive de agarrá-lo ao colo e ele não parava de miar e também não se mexia.  Não sei se pensou que o tinha abandonado, nunca sei bem o que vai na cabeça de um gato. Levei-o para a cozinha para lhe dar de comer e beber. Depois disso, passou o resto da tarde deitado nos meus pés, enquanto eu trabalhava. 

O curioso é que tenho o antigo WC dele na varanda (para deitar fora) e ele foi fazer xixi lá dentro, mesmo sem areia. E arrancou as almofadas das cadeiras para as meter por baixo e assim abrigar-se do frio e ter uma cama. Coitadinho do meu velhote. Apesar de ter sido um acontecimento infeliz, acho sempre fantástica a capacidade de sobrevivência dos gatos.    

Melissa Maria

A Melissa Maria é o aspirador inteligente do B. Confesso que tive algumas dúvidas quanto à eficiência do eletrodoméstico, mas estou rendido (Xiaomi rocks!). 

And Just like that...

Tenho uma família minha. Dois homens e um gato a viver oficialmente debaixo do mesmo teto. 

sexta-feira, fevereiro 21, 2025

Não sou fã do Shawn Mendes mas...



Heart of Gold - Shawn Mendes

Há algo de muito bonito na melodia desta música que me faz sentir bem, ao mesmo tempo que me traz um sentimento de nostalgia estranho. Mas é sobre lembrar alguém que já não está e que tivemos a sorte de conhecer. Isso acontece a todos acho, essa tomada de consciência dos "corações de ouro" no nosso passado. 


Estou a adorar a música e o vídeo



Abracadabra - Lady Gaga

Sapateira

Com a perspetiva de o B se mudar lá para casa tenho andado a reorganizar os armários e as dispensas. Como tenho muitos sapatos que antes estavam em caixas, vi-me na contingência de ter de fazer uma estante para meter os sapatos com espaço para 54. Fui ao Leroy e comprei madeira, parafusos e pregos e já está montada com os sapatos metidos. Menos um problema. 

quinta-feira, fevereiro 20, 2025

E os dados estão lançados

Acabei e submeti a candidatura à bolsa de PhD, agora é esperar pela avaliação. Dedinhos cruzados. Fazer este doutoramento pode ser totalmente uma mudança de vida, abrem-se novas possibilidades (tomara que este seja o plano universal para mim).

O privilégio de ser branco

Hoje um conhecido meu, que é deputado, fez um post no Facebook sobre  o sofrimento dos familiares dos reféns do Hamas e o que eles perderam. Eu fiquei perplexo. Eu tento que esta conversa não me incomode, mas incomoda muito. Há dezenas senão centenas de grupos terroristas a operar em todo o mundo e em especial na África e Ásia, e ninguém parece importar-se com o sofrimento das vítimas destes porque elas são de outra raça, etnia, religião.

Em resposta a post por ele publicado escrevi isto:


"Querido C., sou anti Hamas e anti todas as formas de terrorismo. Gostava de saber, porém, onde andam as vozes anti terrorismo quando as vítimas não são brancos. Repudio profundamente o Hamas, mas infelizmente Benjamin Netanyahu não fica atrás e tantos outros na África e na Ásia - mas claro, as vítimas destes são menos pessoas. O que se passa/passou no Uganda, na Nigéria (com 300 miúdas raptadas por terroristas do Boko Haram), enfim tantos casos de terrorismo. Os terroristas, nós sabemos que são perigosos à cabeça, mas anda muito Hitler disfarçado de chefe de estado por aí e nós a sorrir. Pena que as pessoas "comam" apenas o que a propaganda e as redes sociais lhes dizem, sem conhecimento profundo sobre nada. O mundo para mim é um lugar muito feio neste momento, e nós somos "treinadores de bancada". Somos muito bonzinhos sentados nos nossos sofás e no conforto das nossas casas. Se calhar, em África e na Ásia e até na América há muita gente a precisar de um abraço. Na Síria pessoas que lutaram contra o ditador tiveram a família toda assassinada (pais, filhos, conjuges, irmãos e sobrinhos). Mas talvez por serem muçulmanos, ninguém se importe muito com a sua dor. Ainda bem que sou branco, agnóstico e de um país ocidental/ocidentalizado. Sempre me dá vantagem na escala das comparações da dor."

terça-feira, fevereiro 18, 2025

Uma vez a minha sobrinha disse-me

Tinha 8 anos quando me disse " Tio, se me perguntares, pessoas bonitas são aquelas que têm amor no coração". E ela tinha razão. Assim, aos meus olhos e graças a ela, o que faz uma pessoa ser feia - mas mesmo feia - não é ser gorda ou baixa ou ter acne ou ser vesga, é mesmo o ressabiamento, azedume ou maldade que transporta no seu coração. Isso nota-se no olhar e ela fica feia. 

sexta-feira, fevereiro 14, 2025

Primeiro São Valentim

Apesar de termos combinado que não comprávamos nada no dia dos Namorados, eu e o B fomos os dois uns grande mentirosos e eu ofereci-lhe uma carteira e ele uma impressora de fotos Instax mini. Fomos ontem jantar fora (para evitar as enchentes de hoje) a um restaurante de almondegas artesanais que aconselho muito 'Polpetta'. 

Hoje recebi sem estar à espera um glovo com uma caixa de bolas de salame do Lisboeta e um ramo de girassóis (as minhas flores favoritas) e eu enviei-lhe um ramos de tulipas e um chocolate (os favoritos dele). E assim se fez um dia bonito.

Exigência

Acho que numa relação, quando as pessoas são muito exigentes com o outro, isso quer dizer que se importam. Se não existisse real interesse, tanto daria uma coisa como outra.

Nunca desejei tanto um fim de semana

Estou muito cansado. Esta semana deu cabo de mim. A próxima será muito importante, vamos ver se entrego a candidatura de doutoramento. 

quinta-feira, fevereiro 13, 2025

Prateleiras

Na nossa vida tudo tem uma escala de importância, as pessoas incluídas, e temos de arrumar aquilo com que nos relacionamos de acordo com a sua prioridade, ocupando a pessoa ou a coisa um lugar mais próximo da nossa atenção. 

Quando falamos de pessoas, em particular, acho que não há que ter medo de as recolocar em prateleiras diferentes. O que faz parte do nosso mundo pode perder a importância e prioridade ou ganhar. É um movimento constante, mas fundamental para nos manter sãos: deixar as coisas e as pessoas no lugar que lhes compete ocupar. 

terça-feira, fevereiro 11, 2025

Dia de veterinário para o Limão

O meu gato foi ontem ao veterinário e eu fico numa ansiedade desmedida porque sei que ele odeia ir lá e sinto sempre que estou a violentar o gato. Sempre que vai tenho de o sedar em casa e depois ainda leva uma segunda sedação para que deixe mexerem-lhe. Eu fico uma pilha de nervos porque vejo que o bicho fica muito perturbado e é apenas um animal sem capacidade de compreensão.

A parte boa é que ele está muito bem para os seus 11 anos. Perdeu 800g (estava com 7.6kg e precisa de ir para os 6.1kg que é o seu peso natural). Tem a tiroide em bom estado, a musculatura, os ossos, os dentes, falta saber a questão dos rins, uma vez que ele tem a doença renal crónica. Da última vez os valores estavam normais. Assim que aguardo, mas a esperar com bom feeling.

Ontem o pobre andou meio tonto depois de chegar a casa porque ainda tinha a sedação. Até foi algo cómico, vinha roçar-se nas pernas e falhava. Mas hoje já está normal. 

Não sei explicar o amor que tenho por este gato, mas acho que tem a ver com tê-lo criado desde recém-nascido. Era tão pequeno e indefeso e eu sem jeito nenhum para estas coisas, mas ele lá me ajudou e 11 anos depois aqui estamos os dois, a somar e a seguir. 

sexta-feira, fevereiro 07, 2025

Tatuagens

Tenho uma tatuagem no interior da perna esquerda (um símbolo Adinkra) e gostaria de fazer uma bússola na mesma zona da perna direita (a apontar o Norte) e para finalizar uma tatuagem de um gato a agarrar um limão - talvez no antebraço ou na parte posterior do braço direito. Quero muito fazer uma homenagem ao meu Limão, o gato que me mudou a vida. 

3º andar sem elevador

Moro num 3º andar sem elevador num prédio bem situado numa zona cara. A falar com o B cheguei à conclusão de que em 10 anos ou pouco mais, vendo a casa e compro uma vivenda num sítio fora da capital. Não muito longe, assim a uns 20/25 minutos de carro. É um plano. Enquanto o Limão for vivo não quero sair dali. Depois talvez arranje um cão, acho que a cota de gatos esgota com o meu gorducho lindo.

quinta-feira, fevereiro 06, 2025

Thomas Gouws

Acho o trabalho do Thomas Gouws extremamente elegante. Contextualizado por elementos arquiteturais e intemporais, o quadros deles mostram o poder da simplicidade e da criação de ambientes que nos levam a focalizar no que realmente importa refletir. 




As pessoas deixam cair a máscara

É realmente debaixo de tensão que as pessoas deixam cair a sua "máscara" e são mais autênticas. Hoje tive um exemplo disso. No caso, o exemplo não foi bonito. Vi a falta de humanidade e o egoísmo de uma pessoa que está sempre com sorrisinho fácil. Aquilo fazia-me pensar e quase achar que os olhos estavam vazios por trás dos sorrisos e que me parecia alguém com uma agenda pessoa forte (eu em primeiro lugar). O que hoje vi foi tão claro, que não há nada que a pessoa possa dizer ou fazer para voltar pelo menos a ganhar a minha dúvida sobre o seu carácter. E acho que nunca mais me sentirei bem na sua presença, mesmo que seja para facilitar a vida a terceiros. AL-e-F.

Eric

Esta série pertence ao género thriller psicológico e está na Netflix. Não é bem o que eu pensava que fosse. Mas acabei por gostar. Passa-se na perigosa Nova Iorque dos anos 80 e o desaparecimento misterioso de um rapaz de 10 anos lança o mote para uma busca infindável e para o exorcizar de demónios das personagens principais: o pai, a mãe, o detetive, etc. 

A constituição histórica está muito bem conseguida, os cenários, os ambientes, os personagens. Adicionalmente a história tem, também, um aspeto de fantasia (ou loucura) que a torna diferente e amacia de uma certa forma.

Deputados do Chega

Em menos de um mês:

- um deputado que rouba malas e roupas no aeroporto e vende através dos correios do Parlamento.
- deputado apanhado a conduzir com 2.25g/l de álcool no sangue
- um deputado a pagar a menores (15 anos) por sexo

Não podemos dizer que não é um partido diferente. Lá rasca é. 

Achava giro que houvesse uma polícia parlamentar secreta que durante um mês seguia 20 deputados de partidos distintos à vez. Acho que ia ser muito divertido o resultado. Os crimes de colarinho branco estariam concentrados no PSD, PS e CDS, o BE não cometeria crimes (só o da autoflagelação) e o PC e o Chega concentrariam em si os "crimes rasca". Mas pronto, isto nem é uma profecia, é apenas uma ideia engraçada. Ficção.

quarta-feira, fevereiro 05, 2025

Terceiro lote de férias

Aconteceu completamente por acaso e vai ser ainda antes do primeiro bloco de férias - passará, portanto, a ser o primeiro. Será ali mesmo antes do meu aniversário e ainda vai apanhar o nosso "mêsversário". 

O B adora o país dos seus antepassados e eu resolvi ver como estariam os bilhetes de avião para cidades que ele não conhece. Uma delas estava em conta, ficando bastante próxima de outras que eu quero muito conhecer. Estou entusiasmado. Temos de procurar a felicidade onde ela é passível de existir (o meu trabalho não é território fértil de momento). 

terça-feira, fevereiro 04, 2025

Segundo lote de férias

Vou voltar a um país onde sou sempre muito feliz - pela quarta vez. 

Pensamentos intrusivos

“O pensamento intrusivo é toda ideia, palavra ou imagem mental que aparece de modo espontâneo e indesejado. São coisas que causam uma enorme estranheza, geralmente não correspondem aos valores da pessoa e exigem um enorme esforço para afastar da mente” (Dr. Luiz Scocca)

Tendencialmente causam angústia, desconforto ou ansiedade. É o cérebro a querer que fiquemos mais alerta. Mas até que ponto conseguimos lutar com a irracionalidade da maioria destes pensamentos? Como é que representações de uma possível realidade se convertem (no nosso cérebro) como a realidade plausível? 

O risco de não libertar estes pensamentos ou de não os resolver pode desembocar numa vivência irreal da realidade, com custos elevados. Por acaso, dá-me um pouco de medo, um dia não conseguir resolver um pensamento intrusivo que me faça perder algo de bom (e real), só porque eu estava com medo ou ansioso.