domingo, agosto 09, 2009

Elegia

Belíssimo filme. Saí com uma sensação tão boa do cinema que era para fazer uma sessão a seguir e já não fiz para não perder o estado emocional em que estava. O filme não é original no tema, mas está muito bem feito e o Ben Kingsley oferece-nos um desempenho magistral (mostrando como se pode ser sexy aos 65 anos). A história passa-se em Nova Iorque o que também ajuda. É um filme que aconselho a quem quiser saber mais sobre a sensibilidade dos homens (ou falta dela em alguns casos). O que acontece quando um homem que sempre viveu segundo a regra de não se apaixonar quebra a sua regra? O que acontece quando a idade física se desfaza da idade cerebral?
.
O filme é filmado por uma mulher Isabel Coixet o que faz com que algumas cenas sejam brutalmente belas. As mulheres do filme ganham uma outra dimensão à luz da câmara desta realizadora, que consegue exprimir a essência da mulher muito bem e filmar melhor ainda um homem em contradição interior.
15/20

2 comentários:

Rui Clemente disse...

Gosto da Penelope, concordo com a "sexyness" do Ben Kingsley, tenho muita vontade de ver este filme depois de ler o teu post! :)

Menino Das Pestanas disse...

ainda não vi... mas vindo de quem vem, tem muito boa pinta. Até agora nenhum dos 4 creio que são, filmes dela me desiludiram. A Coixet é uma cineasta cheia de... de... idiossincrasias, let´s put it this way...

1 - Não se considera espanhola, mas sim catalã;(whatever that means!)
2 - Só filma em inglês e geralmente fora de España;
3 - despreza Castela, mas deve muito e mais umas botas ao padrinho e produtor dos 2 primeiros filmes, o castelhano-manchego Pedro Almodóvar.

Mas eu gosto dela. Conseguiu criar um ponto de vista cinematográfico e uma tomada de posição em meia duzia de anos.