terça-feira, fevereiro 08, 2022

Responsabilidade de viver bem

Eu fui uma espécie de vitima da auto-comiseração até 2006. O ano seguinte foi um ano de grande mudança e aprendizagem. A descoberta da Espiritualidade ajudou-me muito a ter outra perspectiva da vida e a culpa deixou de ser dos outros, das coisas e das situações. Deixou de haver culpa. Passou a haver responsabilidade e a responsabilidade era somente minha. Ter responsabilidade deu-me poder, se algo aconteceu por minha responsabilidade eu tenho a possibilidade de fazer diferente. 

Em 2016 deixei de estar atento. Deixei de ter a responsabilidade. Passei-a de mão porque não me senti bem com certas coisas que me obrigariam a sair do contexto onde estava se a responsabilidade continuasse minha. Fui fraco ou complacente, não sei. Quis o universo que 2021 trouxesse de novo a responsabilidade às minhas mãos. 

Nem havia dado conta da profunda transformação que 2021 estava a trazer e que 2022 está solidificar. Proatividade é a palavra de ordem, seguida de auto-preservação. Não somos vítimas de nada a não ser do poder que damos a terceiros (pessoas e situações) para nos magoar. Portanto somos vítimas de nós próprios. 

Na porta imaginária do meu cérebro coloquei um letreiro (também imaginário) que diz "No victims allowed". Segregação pura, mas temos pena. A responsabilidade é minha e só minha.


ps. Pelos últimos posts parece que ando a fumar coisas estranhas. Na verdade não fumo de todo, 

3 comentários:

Francisco disse...

Tu junta-lhe mais tabaco no que andas a fumar, assim ficas todo descredibilizado lololol nem parece teu :) ahahahahahahahahaha

Andas em algum terreiro ou algo do género? :)

Lobo disse...

Parece que andas a consultar o guru de auto ajuda :P A avaliar pelos últimos "posts" ahah Mas sim, é importante desenvolver esse caminho :)

silvestre disse...

@francisco: @lobo: às vezes sabe bem ser críptico.