segunda-feira, maio 24, 2010

Mortes nas praias.

Tenho estado a ter argumentações diversas com pessoas que me dizem que as mortes nas praias acontecem porque o Governo ou os concessionários dos bares de praia não pagam vigilância fora da época balnear. Na minha ideia, quando não há vigilância na praia a responsabilidade é nossa. E as pessoas não são responsáveis o suficiente. Mesmo quando está bandeira vermelha eu vejo as pessoas a ir ao banho e nadar.
.
Se o mar está mau, uma pessoa molha-se, não vai nadar pelo mar adentro. Eu não passo da água pela cintura se a bandeira estiver amarela e nado bem. Que responsabilidade tem o Governo e os bares se as pessoas não têm respeito pela sua própria vida? Porque é que tem sempre de haver alguém a olhar por nós? Porque é que temos de ser sempre desresponsabilizados de tudo? Ir ao mar não é uma questão pública, é uma decisão privada tomada por quem tem calor. O uso do mar é que é mal feito. Será assim tão complicado perceber que o mar está a puxar? É preciso uma bandeira para o dizer? Quantas são as vezes em que vejo bandeira verde quando devia estar amarela e amarela quando devia estar vermelha. Se uma praia está vigiada, ok, temos ajuda. Se uma praia não está vigiada estamos por nossa conta e risco a desafiar a natureza. O mar é poderoso. Os meus pais ensinaram-me a ter respeito por ele e acho que não é por eu ser um "nativo" da Costa. O respeito por coisas mais fortes que nós pode salvar-nos.
.
Certa vez fui provocado no trânsito por 5 gajos dentro de um carro. A minha vontade era dar uma murraça num, mas eles eram 5. Olhei para o lado, não vou insistir contra aquilo que é mais forte que eu. Estaria a ser um idiota. Se fosse só um tinha respondido. Preservação. Estava por minha conta a e risco. Acho que com o mar deve ter-se o mesmo respeito.
.
Não estou livre de acidentes. Sou humano e falho como qualquer outro. Mas posso tomar um mínimo de cuidado para diminuir as probabilidades de acidente, isso acho que posso.

3 comentários:

Sandra Oliveira disse...

Nem com banheiros as pessoas respeitam. Já assisti ao banheiro a mandar sair da água porque o mar estava preigosissimo e três idiotas foram-se enfiar dentro de água. O banheiro disse que se ficassem aflitos que não os ía buscar. Mas acabou por ir. Eu não ía mesmo.

As pessoas não se convencem que o mar não é piscina e não é para brincar.

Eu não deixo o meu filho tomar banho sozinho no mar. Estou sempre ao lado dele, mesmo que isso me custe horrores, e águinha pelo joelho. Chega bem.

Rui Clemente disse...

só mesmo os portugueses para responsabilizar o Governo de tudo - até quando põem os pés no mar.

coitadinhos, somos pequeninos e burrinhos, precisamos que o Estado esteja sentadinho na toalhinha, debaixo do chapelinho, e que nos grite "não te afaaaaaaaaastes!"

ridículo.

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

Engraçado, começo a achar que os portugueses ou as pessoas, não sei se é da nacionalidade, sofrem mesmo de uma necessidade de protecção que não tem muita lógica... antes a maturidade não vinha só aos dezoito anos com uma carta de condução e poder votar, vinha com noção e responsabilidade, agora parece que mesmo os adultos são um bocado tolos, sem noção.