segunda-feira, maio 31, 2010

Achas que sabes dançar - Gala 1


Tinha de dar uma oportunidade ao programa e dei. Para quem e fã incondicional da versão americana é difícil pensar pequeno. É sempre o que me dizem «Portugal é pequeno, tens de ver as coisas noutra perspectiva». Acho que é isso, em termos gerais, que prende os Portugueses a uma certa mediocridade, esse pensar me pequeno.
.
Fiquei agradavelmente surpreendido com alguns dos participantes. Diria que uns 8 até me convenceram bastante. O problema não reside nos miúdos (que teriam uma belíssima oportunidade de crescimento, trabalhando com coreógrafos de renome e sendo apoiados por um júri com experiência profissional e capacidade crítica construtiva), o problema reside na produção "pobrezinha" do programa.
.
Não volto a falar da fraca capacidade de expressão do júri. As danças latinas meteram dó, assim como a valsa e eles disseram «muito bem». As contemporâneas e o paso doble que foram as mais bem dançadas tiveram críticas de que faltava magia. Enfim....
.
Falta magia às coreografias. Totalmente. Não dignifica o esforço dos bailarinos. O coreógrafo de contemporânea é bom. Conseguiu produzir momentos muito interessantes. As restantes coreografias não primam pela espetacularidade, mas também pouco fazem pela capacidade de dança. .
.
O guarda roupa não é espetacular. Assisti a um desfile de polyester que poderia ser tirado de qualquer loja do chinês, a realização é péssima. Talvez o pior do programa. Os planos de tão desadequados fazem perder a perspectiva dos concorrentes e foram várias as vezes que a câmara se perdeu e só havia as luzes do rebordo do palco em vez de quem está a dançar. Na coreografia de grupo a câmara andou tanto de um lado para o outro que não se percebeu nada do que era a dança. Ou o realizador atina, ou os miúdos estão tramados.
.
E quando os solos, feitos pelos concorrentes, têm muito mais qualidade que as coreografias feitas por especialistas é porque algo está mal.
.
Não percebo o porquê de coreógrafos portugueses de renome não estarem associados ao programa. Será porque pedem muito dinheiro? Ou será que é por culpa de um certo snobismo elitista que caracteriza a nossa classe cultural em Portugal? Ou outra coisa qualquer. Não faço ideia. .
.
A melhor coisa do programa é efectivamente o prémio. Espero que o melhor bailarino consiga escapar à enormidade do júri e à ignorância do público em termos de dança (sim porque ver as duas coreografias de contemporânea que resultaram melhor é mesmo de gente ignorante).
.
Espero também não ser apedrejado pelos defensores de um «Achas Que Sabes Dançar» à dimensão portuguesa que gostam de coisas pequeninas e amadoras. E não estou a ser velho do Restelo, estou a dizer o que digo porque há ali miúdos que mereciam mais. Miúdos que têm características para evoluir e ter uma carreira. Este programa permite isso, quando em bom.

10 comentários:

J. disse...

Assino por baixo. Tudo dito! =)

Anónimo disse...

Concordo contigo. Apesar de nunca ter visto a versão americana, e ontem ter assistido pela 1ª vez ao programa achei tudo muito básico. Pareceu um espectáculo de uma associação de bairro (não desfazendo, apenas comparando a falta de recursos). Quanto aos coreógrafos estrangeiros achei do piorio, não é suposto dar a conhecer o potencial da dança em Portugal? Em relação ao júri, um deles é asqueroso, acabei por mudar de canal porque já não o podia ver/ouvir! Apesar disto, adorei o passo doble :D

desenhos disse...

A realização do programa foi terrível, parecia um programa da tvi! a iluminação é péssima, da intensidade às cores. falta brilho! houve uma parte em que estava quase a ir acender uma velinha para lhes conseguir ver a cara :O o guarda-roupa é de uma pobreza franciscana, o público não se soube comportar nem ninguém lhe deve ter explicado. às vezes gostava de ter visto os bailarinos a dançar, mas as câmaras escolhidas foram metade das vedes as piores. Eu espero que esta tragédia toda tenha servido para que a segunda gala seja melhor, muito melhor. há de facto alguns talentos por ali, e houve algumas boas coreografias, penso que os péssimos planos escolhidos não ajudaram muitos dos candidatos.

Por favor, se a segunda gala não correr bem, vendam o formato a fremantle, porque a endemol deixou muito a desejar. Fiquei chocado, os bailarinos mereciam mais, e a sic sabe fazer melhor do que isto. cruzes!

Pronto, ainda não tinha desabafado... :P (fiquei mesmo chocado!) mas vou continuar a acreditar, que isto vai atinar... o ídolos atinou :)

desenhos disse...

estou com o/a? divagações ao luar! o paso doble foi muito bom, e tem dois dos bailarinos que mais gosto :D a inês e o outro(?!). E esqueci-me de comentar... o produtor nunca viu o programa original? ou precisa urgentemente de mudar a graduação?

Blog Liker disse...

Pensei em todas estas coisas! Aliás, eu já suspeitava que isto acontecesse, depois de terminada aquela fase mais «reality show», que também deixou muito a desejar e que cheguei a comentar no blogue.

Se, numa coreografia de grupo, se admite um panorama geral, numa coreografia de pares a câmara não pode funcionar desta forma. O resultado é que o estúdio parecia grande de mais, o júri distante do ecrã e o público parecia que estava num armazém a bater palmas.

E o que dizer dos comentários do júri? Eu sei que toda a gente tem o direito de se enganar, mas quando começamos a olhar as coisas com um olhar mais céptico, damos por nós a sobrevalorizar e a acentuar os erros.

E depois, não ouvi ali um único comentário mais técnico.

Só mais uma nota: também se estranha o facto de o programa ter um apresentador único. Não é comum para uma produção que lida com mais de uma dúzia de concorrentes em simultâneo.

Blog Liker disse...

Só mais uma coisita: ali há potencial e acredito que muitos dos concorrentes podem seguir em frente.

Só acho é que o público os deve apoiar de uma outra forma e perceber que não está num estádio de futebol.

Marco disse...

Concordo contigo. Aquele guarda-roupa metia medo. O jurí precisa de aprender a falar. O próprio público precisa de ser ensinado. Gostei muito mais dos solos do que as coreografias. As latinas então foi de fugir. Estava à espera de mais da produção uma vez que tem o termo de comparação com o que se faz lá fora e não venham com a desculpa que é uma questão de dinheiro. É sim uma questão de gosto. Os coreógrafos de renome acredito que peçam muito dinheiro. Digo isto pois tenho contactos numa academia de dança que faz vários workshops e sai caro ter um bom coreografo.

Rui Clemente disse...

Só tenho duas palavras a dizer: uma cagada. nada de que já não desconfiasse...

meu rico So You Think You Can Dance!

*** disse...

Ai, meu rico Marco!!!!!
Para mim, não podia ser melhor: um paso doble, em tronco nú e de olhos pintados! Houve mais alguma coisa naquela noite? Eu não vi mai'nada...
;)

Pedro Nascimento disse...

Exactamente a mesma opinião!!! Tenho as 7 temporadas completas e já as vi todas mais que uma vez, sou fã do programa. A realização portuguesa é muito mediocre, as luzes estão mal feitas, as filmagens péssimas péssimas, o júri não sabe falar e os coreografos jogam demasiado pelo seguro... sou professor de dança e bailarino e fiquei muito triste com tudo. obvio que não podemos comparar o nivel com o americano, no entanto podiamos fazer as coisas como deve ser; a sensação que tive foi que ninguém sabia muito bem do que o programa se tratava, acho que ninguem se deu ao trabalho de estudar o programa, como alguns de nós o fazem, de ver bastantes episódios e entrar dentro do programa: um tristeza!