quinta-feira, junho 30, 2011

Democratização e o corte de 50% no subsídio de Natal

Ora bem acabei de saber que fico sem 50% do subsídio de Natal pela criação de um novo imposto especial para 2011. Pensei «porra que são sempre os funcionários públicos a levar com a estalo». Depois é que me explicaram que não somos só nós que vamos ficar sem 50% do subsídio de Natal, mas todos os portugueses a receber acima do ordenando mínimo. Por um lado apaziguou-me que a factura seja partilhada, por outro acho excessivo que o façam a pessoas com ordenados abaixo dos 1000 euros que esperam por este dinheiro para colocar as contas em dia. E ainda só agora começou o novo Governo...

8 comentários:

Renato Miguel Araújo disse...

Também me apazigua o facto de não serem só os funcionários públicos a pagar esta factura, temos sido só nós até agora. Será até uma medida inteligente se o dinheiro encaixado pelo estado for bem gerido (aqui os argumentos caem todos por terra).

Lili Lima disse...

não é assim...

Se recebes 1000€, retiras o salario minimo (485€) e sobre o restante é que incide o imposto de 50%.

silvestre disse...

@maisalguem: acho que os ordenados mais pequenos deviam ser deixados de fora. E de qualquer forma ainda não foi explicado bem como se vai processar este imposto. A ver...

Lili Lima disse...

eu em parte concordo com esta medida.
e pelo menos uma parte do subsidio igual ao ordenado minimo está garantida. daí para cima é que recebes metade do que era suposto. esta já é uma forma de proteger os "mais pobres".

a ver vamos o que o coelho inventará mais para tirar da cartola.... :/

Marco disse...

E não se esqueçam que pelo que li os restantes impostos ( o irs normal e Seg social) incidem sobre a totalidade do sub Natal mesmo sobre a parte que não se vai receber. Este imposto é mais um imposto para o lada dos descontos no vosso recibo de ordenado.

zehtoh disse...

e se eu fosse a ti não celebrava ainda não ser mais uma medida dirigida aos funcionários públicos... pelas contas apresentadas isto cobre 800 milhões... ficam a faltar mais 1000 pra conseguir chegar ao défice pretendido. e já disseram que esperam conseguir isso através da redução da despesa, só ainda não concretizaram como. De qualquer modo, bom não será certamente e os funcionários públicos são sempre a forma mais fácil de chegar lá.

SS disse...

o subsídio de natal é só a aritmética das massas. cortam-nos 3,50% sobre todos os rendimentos tributáveis (recibos verdes e subsídios de férias e natal inclusive)...

Angelo disse...

Eu voto em ti!

1000 euros devia ser o limite mais baixo!