sexta-feira, junho 17, 2011

Valhalla Rising - Destino de Sangue



Ontem apetecia-me ver uma coisa diferente e (oh boy) vi mesmo uma coisa diferente. O filme passa-se no século X e fala sobre um guerreiro mudo com forças sobrenaturais tratado como um animal selvagem usado em lutas mortais para diversão dos que o mantêm cativo. Um dia, ajudado pela criança que o alimenta, mata os seus captores e escapa. Encontra depois um grupo de guerreiros cristãos que querem navegar em busca da Terra Santa e supostamente (de acordo com o resumo do filme) perdidos na neblina, chegam a uma terra sinistra onde o guerreiro vai descobrir o mistério da sua origem e encontrar a redenção.

Depois de ver o filme, o resumo dá-me muita vontade de rir. Em primeiro lugar porque o filme é contemplativo e não se percebe quase nada. Fiquei na mesma sem saber quem era o guerreiro, qual era a sua origem e a redenção isso lá se percebe, mas mesmo assim, no geral não se percebe grande coisa. A realização é super pretensiosa e pretende-se que as imagens falem sobre o diálogo espiritual entre paganismo e cristianismo (tinham de ser mesmo as imagens porque os diálogos são minimalistas).

É muito gráfico o filme, vê-se o cérebro a sair pela cabeça, esventrar um pessoa, arrancar pedaços de pescoço com os dentes e muita natureza. Não sei porque, mas não consegui detestar o filme. Apesar de não ter percebido nada, consegui divertir-me a posteriori com toda a pretensão do realizador em fazer uma obra "super cool".

10/20

Sem comentários: