segunda-feira, janeiro 27, 2014

Caso para estudo

Nunca em Portugal existiu um Governo tão desonesto como este. E as pessoas engolem tudo como pão para a boca. É absolutamente incrível. Basta saber ler estatísticas para perceber as mentiras vendidas com cara séria. Não percebo como é que não existe conhecimento técnico na (incompetente) oposição no Parlamento. Mas também não há na sociedade civil ninguém que levante a voz. Os dados estão à mão de semear de todos e ninguém lhes pega. Andamos todos  assim tão dormentes? Ou temos demasiada pena de nós por não termos tido um primeiro-ministro que fosse o pacote completo? Guterres era íntegro, mas era mole. Sócrates não era mole, mas era irascível e auto-centrado. Cavaco era forte, mas com uma visão provinciana para o país (que bastante mal nos fez). Santana e Durão Barroso nem vale a pena falar. E Passos Coelho, é de ir às lágrimas não só pela desonestidade mas pela manifesta incompetência pessoal e do seu staff. Da fase pré-Cavaco não falo porque era muito jovem, não tenho conhecimento. Só oiço falar muito bem de Sá Carneiro que tinha um verdadeiro projecto de social democracia e de Maria de Lurdes Pintassilgo que era uma humanista como não tivemos nunca em política. É triste, muito triste... Só um país de gente muito pequena, não consegue eleger alguém de qualidade. Os que eventualmente têm qualidade (à esquerda e à direita) não se querem queimar. Portugueses... a coisa vai mal.

8 comentários:

Horatius disse...

Ao que te referes como desconhecimento técnico da oposição no parlamento?

silvestre disse...

Refiro-me à, eventual, falta de capacidade técnica para interpretar dados, ler estatísticas, etc. Não percebo como é que no dia em que o Eurostat publica estatísticas sobre Portugal relativas ao desemprego (que baixa, mas sobem os inactivos que deixam de procurar trabalho, e sobe o emprego parcial e não sobe o emprego pleno) a oposição não diz absolutamente nada. Perante a destruição do sistema científico em Portugal a oposição não diz nada, os dados estatísticos também permitem desconstruir o que diz o GOverno. Há mais do que informação disponível para desmentir e desautorizar as políticas givernamentais e não se vê ninguém agir (quanto mais não fosse no sentido informativo e formativo). Acho triste, ou existe algum grande plano que eu ainda não compreendi.

João Roque disse...

Concordo inteiramente com o que dizes.
Tanto no texto, como no comentário...

Lobo disse...

Não se querem queimar não é bem assim. As bases dos partidos afastam logo os mais honestos e os mais capazes, porque isso significaria que depois a "coisa" piava de outra forma e acabam-se os "lugarzinhos" para a malta das Jotas e para os amigos, que nem sequer são militantes.

Horatius disse...

http://www.pcp.pt/o-ano-de-2014-s%C3%B3-ser%C3%A1-diferente-se-diferente-quem-governa

Tens a certeza que a oposição não diz nada? Lol
Não recrimino as tuas observações sobre a oposição, porque a imprensa em Portugal não e imparcial. E muito raro saírem coisas que possam favorecer os partidos de esquerda, nomeadamente o PCP...

silvestre disse...

@horatius: A oposição claro que toma posições no Parlamento, mas deixa passar tanta coisa (em particular o único partido de esquerda com possibilidade de governar PS). Não creio que o faça da melhor maneira. Tens razão quanto aos partidos de esquerda (que deviam lutar menos entre si e ser mais inteligentes conjuntamente).

A nossa esquerda é complicada. É tão difícil ser-se de esquerda em Portugal. Sou um homem de esquerda desiludido com os partidos. Ainda me alegrei com o Bloco de Esquerda a dada altura, mas enfim... A inteligência comunicacional da nossa esquerda é quase nula.

Neste momento sinto-me um bocado orfão. Há figuras que respeito dentro dos partidos, mas os partidos não. Porque um partido é sempre mais forte que o indivíduo.

Se ao menos existisse uma sociedade civil organizada (suspiro...)

Horatius disse...

O PS está comprometido com tudo isto. Não faz oposição ao PSD/CDS porque sabe que eles lhe atirarao à cara os seus inúmeros erros. Além de que, nos bastidores, há negociatas obscuras entre PSD e PS. Não tenhas dúvidas.

Quanto ao bloco. Bem, precisa de arrumar a casa. Coisa que não tem sabido fazer...basta vermos os filmes, como o dos últimos dias com a Ana Drago...

um coelho disse...

Acho que a única coisa que salva o governo é mesmo a desorientação do PS. Como vi numa revista há uns tempos, Seguro é o seguro de Passos. E quanto mais tempo Seguro estiver à frente do PS, com uma oposição melindrada e incipiente, pior para todos nós.