sexta-feira, abril 06, 2007

O emprego

Tive uma conversa muito engraçada com uns amigos de amigos sobre o emprego e as relações que se mantêm no emprego. A maioria das pessoas compreende o local de trabalho como um lugar de competição onde as pessoas são dissimuladas e onde é impossível fazer amizades sinceras e verdadeiras. No local de trabalho não se passa nada para além de sorrisos de circunstância. Isto deu-me que pensar. Até hoje trabalhei em 4 sítios apenas. Mas ao fazer uma retrospectiva à minha vida profissional, acabei por perceber que foi no meio profissional que fiz grande parte dos meus amigos. Talvez mais de metade. Não sei se existe uma explicação lógica para isto, uma vez que aparentemente passa a ideia de que não se pode confiar demasiado em colegas de trabalho. Pois bem, os colegas de trabalho antes de mais são pessoas. E parto sempre do princípio da reciprocidade relativa que é «se eu estou numa situação com uma determinada intenção, é muito provável que mais pessoas também estejam». Por outro lado posso ter tido bastante sorte com as pessoas que têm passado pelo meu local de trabalho. Se calhar não há explicação para isto e sou apenas eu que sou um rapaz de sorte.

Sem comentários: