quinta-feira, maio 17, 2007

As muralhas

As muralhas são estruturas muito fortes cuja força reside na colocação orientada de pedras, umas sobre as outras, de forma a que a muralha cresça em altura e em firmeza. A muralha da China é um colosso de força e um exercício de paciência. Demorou séculos a fazer e está de pé há mais séculos do que aqueles que demorou a ser construída.
.
Não devemos ser demasiado apressados quando estamos a construir algo. Mesmo sabendo onde queremos ir e qual deverá ser a forma final do nosso projecto, às vezes, temos de estudar a colocação das pedras de forma mais estruturada, de modo a que esta trabalhe em sinergia com as outras e não exerça pressões em pontos que irão ficar fracos. Para a construção de uma muralha não basta uma enorme vontade e a noção clara de como ela deve ficar e o modo de a fazer. Além do mais, a construção de muralhas envolve muitos trabalhadores. Todos eles c0m a mesma visão do projecto, mas com diferentes formas de executar.
.
Qual será a melhor maneira? Aquela que não sendo a de ninguém é a que aproveita melhor as mais-valias de cada uma das visões. É neste jogo de construção, nenhum dos trabalhadores pode sentir que a sua maneira é a maneira errada, pois certamente deixará de sentir-se parte do projecto que também é seu e que também deseja. Cada um dos trabalhadores deverá sentir que as suas práticas e a sua visão têm um contributo para o projecto final. Se o trabalhador é obrigado a trabalhar fora das suas percepções, está a trabalhar segundo um conjunto de técnicas que não domina e pode, facilmente, começar a ter medo da avaliação constante dos outros trabalhadores, sendo que começa cada vez mais a ser pressionado por não estar a trabalhar no seu campo.
.
A construção de uma muralha é longa e a mudança da cultura de trabalho de um trabalhador não tem de ser imediata, sob o risco da pressão do exercício o fazer perder o norte e este começar a trabalhar sem direcção. Contudo, conseguindo manter o que é essencial a todos os trabalhadores a sua força será mantida e, não sendo evidente à primeira, a construção da muralha está a acontecer e de forma segura. A muralha da China original tem mais de 2000 anos. A muralha da China foi um trabalho de amor. Mesmo os trabalhos de amor demoram os seu tempo a ser construídos.

Sem comentários: