sexta-feira, novembro 21, 2008

Estórias I - Kátia Carla, a manicura.

Kátia Carla era uma manicura que morava no Fogueteiro, na margem sul. Tal como às irmãs, a mãe traçou-lhe o destino com o nome que lhe deu no momento do nascimento. Pensando bem até estava melhor de que as outras, a Rosalina Aurora acabou como mulher-a-dias e a Perpétua da Consolação era ajudante de peixeira na lota da Costa da Caparica.
.
Com este nome que comprometia a sua ascensão profissional, o futuro parecia negro a Kátia Carla porque, como é do conhecimento geral, as Kátias Carlas nunca passam de manicuras. E ela era diferente, tinha sonhos, queria deixar o Fogueteiro e ir viver para a Cova da Piedade, quem sabe até para o Pragal. E mais... queria ser cabeleireira, uma profissão de prestígio. A mãe ainda lhe tentou incutir a ideia de se tornar calista como a prima Bruna Filipa, mas será que a mãe não compreendia que as Brunas (Filipas e Andreias) têm a vida facilitada porque acabam sempre como mulheres de futebolistas? Não, ela sabia mais do que isso.
.
Certo dia ainda pensou em tornar-se cantora de música pimba (ela chamava-lhe música romântica) porque aquilo dava dinheiro, contudo, para além de não conseguir entoar duas notas de seguida, teria de ser chamar Rebecca ou Cristiana ou Micaela ou Claudisabel. O nome é sempre meio caminho andado e disso ela não tinha dúvidas... Mas nada disso! Já estava a divagar demais e tinha de ser uma mulher objectiva. Era cabeleireira que tinha ser e mais nada!
.
Só havia duas formas, por ela conhecidas, para atingir os seus propósitos. Ou ia tirar um curso de formação profissional e passava 3 anos a estudar sem dó nem piedade, ou então, tinha de arranjar um nome de cabeleireira. A segunda hipótese pareceu-lhe, de longe, a melhor. Dedicou-se então à busca do nome perfeito. Algo coloquial, mas que ao mesmo tempo inspirasse confiança e demonstrasse o quanto ela era chique.
.
O primeiro nome em que pensou foi Roberta Paloma, mas passados uns minutos começou a achar que a associação não era famosa. Parecia mais um nome de travesti em fim de carreira do que o nome de uma cabeleireira gloriosa. Sim, porque era mesmo isso que ela iria ser e só de pensar que um dia poderia estar a pentear o Tony Carreira ou até a Sra. Dona Fátima Lopes das manhãs da SIC, até lhe vinham as lágrimas aos olhos.
.
Tinha de se concentrar. Era importante. Ivana Pamela foi o nome de que se lembrou a seguir, mas também não era isso. Com este nome nunca seria mais do que partenaire do Luís de Matos, ou na melhor das hipóteses ficaria a virar letrinhas na Roda da Sorte para o Herman José. Não, nada disso. Não tinha nascido para ser empregada de ninguém. «Organiza-te Kátia Carla», pensava ela, «concentra-te rapariga e sente o traque interior da inspiração»...
.
De repente... Kátia Carla começou a visualizar a montra do seu futuro salão. Fez-se luz, foi quase clarividência... Estava tudo ali, as cortinas douradas com debruados cor-de-rosa e, exactamente no meio, o nome perfeito. A correr, dirigiu-se ao registo civil para se livrar de Kátia Carla para todo o sempre. A partir daquele dia seria... Solange Daniela.
by Silvestre

10 comentários:

ZEP disse...

SOLANGE DANIELA!!!



BWAHAHAAHHAHAHAHAHHAHAHAHAH


eu conheci uma Kátia Solange...

os pais ouviram o nome na praia e acharam muito bonito. A melhor amiga dela de infância era a Kátia Rubina...

silvestre disse...

Não sei o que se passa na cabeça de alguns pais, os piores (melhores) nomes que já ouvi foram:

- Brenda Paloma
- Gioconda Nádia
- Cleopatra Marlene
- Miriam Cíntia
- Julieta Lindalva
- Sílvia Vanda

ps. A Kátia Rubina podia fazer parte da lista :-p

Anónimo disse...

irmãs: cátia cristina e marta cristina; vanessa claudia; rute marlene xD briolanja :x daiana.


A minha tia chama-se aurora -_-'

silvestre disse...

Briolanja, adorei. Isso existe a sério?

ZEP disse...

yah. é o nome da secretária do director de programas da RTP


...


também conhecida por Bree... lololol

tive uma prof de matemática chamada Inglantina

silvestre disse...

A minha prof. de Trabalhos Manuais do ciclo chamava-se Principelina (e o nome condizia com ela :-D)

Anónimo disse...

Sara Joana, Marta Liliana,Carlos César... meu deus, se a moda pega!!!

AR

Anónimo disse...

Climérico marcou-me. Também me agrada a Benigna Consolata, a Zeudóxida Margarete e a Maria dos Lobos...

silvestre disse...

Amori, voltastis à minha casa. Beijos muitos.

Anónimo disse...

Mais do que dos nomes, gostei especialmente do tom narrativo. E ainda mais da ambição da menina Kátia Carla, que quem sabe, um dia, poderá ter a sua casinha... no Pragal.