segunda-feira, janeiro 19, 2009

PS e a moção para o casamento homossexual

Fiquei contente com a decisão do PS de incluir uma moção para o reconhecimento do casamento homossexual na próxima legislatura. Tenho receio, contudo, que a medida se perca naquelas lutas infindáveis que acabam por ir a referendo e não passam. A ideia de um referendo eriça-me os pêlos. Os direitos fundamentais não são matéria para referendo e causa-me uma certa revolta que os Governos permitem que direitos sejam referendados. O direito ao casamento é importante porque a lei que regulamenta as uniões de facto (sejam elas gay ou hetero ou outras) é bastante deficitária, desprotegendo ambas as partes na união em diversos aspectos. Alguns amigos meus gays acham que esta luta pelo casamento é um bocado idiota, mas não me parece. O casamento não tem de ser importante para todos, mas quem não quer casar deve fazê-lo porque é a sua escolha e não porque é impedido por terceiros.
.
O ministro Augusto Santos Silva já veio dizer que a proposta do PS não engloba a adopção. Esta é outras das coisas que me deixa doente. Se um homossexual tem um filho biológico a lei reclama que ele tenha de assumir a paternidade e os deveres parentais, mas se um homossexual quer adoptar, é-lhe dito pelos serviços de acção social que não reune as capacidades necessárias para a parentalidade. Choca-me ainda mais saber que um homossexual sequer é elegível para família de acolhimento. É ainda o complexo de que gays transformam crianças em gays. De facto, é bem melhor ter as crianças institucionalizadas, com um funcionário dedicado cada 10/15 miúdos, a crescerem de forma fria e impessoal, e isto quando as instituições funcionam bem. Quando elas funcionam mal é aquilo que já sabemos, mas nem é preciso entrar por aí...

2 comentários:

Anónimo disse...

O PS não prometeu o mesmo nas eleições anteriores? Se lhes voltam a dar maioria absoluta emigro.

É-me indiferente o casamento, não faço intenções de casar, mas não acho idiota. Quem quer casar tem o direito, e em boa verdade nunca chegaremos à adopção sem conseguir o casamento, e qt à adopção aí sim, já me faz bastante diferença.

Maria RHenriques disse...

o horror do vazio de mário crespo passou a horror do horror http://apombalivre.blogspot.com/2010/02/o-horror-do-vazio-de-mario-crespo.html