terça-feira, março 03, 2009

Acho a tolerância um mau princípio

Fico cansado com a noção de tolerância. Acho uma coisa terrível. Sem que as pessoas se apercebam a tolerência implica sempre uma relação de superioridade entre quem detém uma posição hegemónica num dado contexto e os outros que são mais fracos ou diferentes. Se eu tolero alguém, isso pressupõe que eu lhe "permito/admito" formas de agir diferentes daquelas que são adoptadas por mim.
.
Gosto muito mais da noção de respeito. O respeito não assenta na permissão, mas sim na aceitação efectiva de formas diferentes de ser e de estar. Aplicada a coisas banais do dia a dia, não vejo nada de errado na tolerância, mas aplicada a características intrínsecas de pessoas e a direitos humanos fundamentais prefiro, de longe, o respeito. Acho que nos devíamos preocupar mais com o respeito. Não quero viver numa sociedade de tolerância, quero viver numa sociedade de respeito. Parece a mesma coisa, mas não é. Vocês não sei, mas eu não quero ser apenas tolerado seja por quem for, quero ser respeitado.

7 comentários:

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

Fartei-me de refilar sobre isso na adolescência acerca da tolerância na questão racismo. E parecia que falava chinês, porque ninguém me entendia!!! É que ninguém tem de tolerar ninguém! Nós convivemos e como tal, respeitemo-nos. A tolerância, tal e qual referes pressupõe um tolerador que fica à partida numa superioridade inexistente sobre um pretenso tolerado.

Anónimo disse...

Eu penso o mesmo sobre o "povo". Qd, e até por vezes a própria esquerda, vêm com o discurso de que têm de ajudar o povo, e de dar condições ao povo... e que tal erradicar a situação de povo? E que tal propor que no mínimo sejamos todos classe média?

Um dos problemas que aqui se coloca é que mesmo "o povo" não gostaria de ser classe média, mas sim morar num palacete ou numa qualquer vivenda no Restelo ou em Caxias. É uma questão de educação. Foi isto que os do construtivismo russo tentaram implementar com lenine e depois veio o estaline e traiu tudo. Enfim, o povo, esses queridos, gostam da condição de povo, só não gostam de estar nessa condição. É claro que há os que não gostam, e ambicionam uma vida confortável e não de luxo, que até gostam de ler, etc.

Eu tb prefiro o respeito, e quando faço um esforço, faço por respeitar, e não por tolerar.

I.D.Pena disse...

Questão muito interessante Silvestre, como sempre, pois é concordo contigo, eu tb gosto de ser respeitada e gosto de respeitar, aprendi que aqui(seja onde for) só tem respeito quem se dá ao respeito.

Só tolero imaturidade, injustiça e crueldade em crianças porque são inexperientes. De resto não perdoou. Se bem que pareça drástica a minha forma de agir e ser, tenho-me dado muito bem com essa maneira de ser :)
Beijos Silvestre

silvestre disse...

Provocação, tal e qual.

silvestre disse...

Desenhos, o «povo» é um conceito mais amplo do que as classes populares ou o operariado. Mas tens razão, foi-se institucionalizando de outra forma. Domage.

silvestre disse...

I.D.Pena, deste um bom exemplo quanto a coisas que se toleram. Quanto à tua postura, é a tua. Respeito. ;-)

Anónimo disse...

Concordo contigo na generalidade. Por exemplo, numa relação a dois acho que a tolerância pode ser uma porta aberta para a falta de respeito. Por isso mesmo, numa relação prefiro o respeito à tolerância. E acho mesmo que o respeito é o alicerce de qualquer relação...