terça-feira, fevereiro 23, 2010

So you think you can dance


Sempre gostei de concursos, mas deixei de gostar quando os concursos passaram a «reality shows». O programa Ídolos é dos exemplos disso mesmo, no seu pior. Por isso fiquei surpreendido que um concurso televisivo dos tempos modernos venha furar completamente esta lógica. O concurso é «So You Think You Can Dance». Comecei a ver a quarta série transmitida através do canal Fox Live e fiquei rendido. Qualquer pessoa que aprecie dança (em todas as suas vertentes) vai ficar fã.
.
A qualidade dos concorrentes é extraordinária, o que está intimamente ligado à qualidade do júri. Todos os jurados são coreógrafos de renome e amam a dança. Vibram com os concorrentes, entusiasmam, criticam construtivamente e incentivam todos os que ficam pelo caminho a voltar no ano a seguir.
.
A atmosfera é brilhante por isso mesmo. Eles emocionam-se com o que estão a ver. Querem que os concorrentes dêem tudo, porque eles também vão dar tudo a coreografá-los ao longo do programa. Querem descobrir bailarinos excepcionais, bailarinos que os inspirem e os motivem a ser melhores coreógrafos. Com tanto amor pela dança, não poderia correr melhor. Este programa entretem, não porque se humilham os concorrentes, mas porque é uma celebração do corpo, da dança do movimento e da gosto pela expressão física.

4 comentários:

Marco disse...

Também costumo ver! Adoro!

Rui Clemente disse...

SYTYCD RULES!!!
ADORO!!!

ZEP disse...

achas mesmo que o Ídolos se tornou um reality show?
acho mesmo que é um talent show de grande qualidade.

(tendo em conta que em PT não fazemos programa com as avós com alzheimer)

silvestre disse...

@Zep: Acho o Ídolos um programa de entretenimento mais do que um programa de captação de talentos. Não só em Portugal (se bem que o júri é um bocadinho mais cretino cá. Posso fundamentar). A conversa vai ser longa, mas podemos discutir isto um dia ;-)