quarta-feira, julho 14, 2010

A rainha que mudou Portugal


Muitos se perguntam sobre como é que um povo com as características do nosso conseguiu ser o que foi no passado. Para mim, tem a ver com um "bónus" que nos calhou por via da constituição da aliança Luso-Inglesa.
.
Há muitos anos atrás Portugal teve a enorme sorte de receber uma rainha vinda de Inglaterra de nome Filipa de Lencastre que casou com o rei D. João I (mestre de Aviz). Essa rainha invulgarmente culta para a época, com fortes conhecimentos de ciência, filosofia, teologia, política, poesia, entre outras disciplinas, deu à luz a ilustre geração de Infantes educados por ela e pelos mestres ingleses que trouxe consigo para Portugal.
.
Cartas suas escritas para a corte inglesa mostram a influência que teve no plano de conquistar as rotas das especiarias no Norte de África. Morreu de peste, tal como a sua mãe, antes de ver o plano realizado. A sua grandeza intelectual parece estar mais documentada em Inglaterra e França do que em Portugal.
.
Assim que a geração ilustre morreu. Voltou-se à "portugalidade", às intrigas de corte fomentadas pela Casa dos Duques de Bragança (o duque original era um bastardo do mestre de Aviz) contra os remanescentes da «inclíta geração». Não se fez muito mais para lá de viver dos ganhos da expansão marítima. O ponto é, se não fosse esta rainha e os seus filhos, Portugal nunca teria sido o império que chegou a ser. Pelo menos, assim me parece.

Sem comentários: