segunda-feira, julho 05, 2010

Gaspachoooooo...

Até ontem era virgem no que respeita a comer gaspacho. Foi a minha primeira experiência e estava receoso, a sofrer por anticipação. Olhei para a tigela, os pedacinhos muito pequenos de tomate, pimento e pepino a boiar, as bolhinhas de azeite a flutuar. Agarrei na colher, provei e fez-se luz. Valeu a pena esperar 36 anos. O meu palato rejubilou. Era como se estivesse a comer uma sopa fria de salada, extremamente bem temperada com ervas. Já sei que este gaspacho é típico de Beja e que comi a forma mais pura, mas normalmente existe umas tigelinhas com pão alentejano muito migadito e umas tirinhas de presunto também muito picadinhas para quem quiser tornar o gaspacho mais rico. Já tenho a receita. E posso fazer em casa. Nham...

8 comentários:

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

A sério Silvestre? Detesto gaspacho, de todas as vezes que provei sempre odiei :( mas acredita que é daquelas coisas que eu morro de vontade de um dia gostar, sabes? É que não me faz sentido gostar tanto de tomate e não conseguir apreciar uma sopa tão intensa...

João disse...

Eu costumava fazer muitas vezes até descobrir a receita perfeita:
abanar um pacote do do pingo doce e servir. temperar com tabasco e azeite a gosto e tá feito o melhor de todos!

Mike disse...

Sabes agora o que andaste a perder. :-)
Com a chegada deste tempo nada como um bom gaspacho fresquinho.
Aqui (zona de Portalegre entenda-se) o gaspacho é servido com pão migado, as chamadas "sopas de pão" (e há uma explicação "histórica" para isso).
Se queres umas dicas para o gaspacho te saber ainda melhor, aqui a receita leva também alho migado aos cubos muito pequenos e oregãos.
Outra dica: tempera o gaspacho antes de lhe pores a água; os ingredientes vão abosrver melhor o tempero.
Aqui o gaspacho acompanha normalmente com peixe frito.
As tiras de presunto já são invenções.

silvestre disse...

@provocação: esta receita achei muito leve. é como uma salada em versão sopa com alho e oregãos

silvestre disse...

@joão: já me falaram no do Pingo Doce, mas é como o espanhol, não é?

silvestre disse...

@mike:a receita que provei também levava alho e oregãos. Fica a dica de temperar antes da água ;-)

João disse...

Sim Silvestre, o do PD é o andaluz

sol auto existente amarelo disse...

:-) glad u liked it!